Maior diamante tem 404 quilates e foi descoberto em Angola

A multinacional  Lucapa Diamond Company  da Austrália anunciou a descoberta de um diamante de 404,2 quilates em na mina do Lulo, província angolana da Lunda Norte, como o maior diamante já encontrado na Angola e o 27.º maior do mundo.

A descoberta foi feita no denominado bloco 8 do aluvião da exploração do Lulo, local onde já foram encontrados mais de 60 grandes diamantes desde o início desta operação, em agosto de 2015.  Esta mina é a quarta maior do mundo, operada pelos russos da Alrosa, responsável por 75% da produção angolana, país que é o quinto maior produtor do mundo.

Estimada em pelo menos  US $ 14,36 milhões (cerca de  R$ 56 milhões), a pedra tem aproximadamente 7 centímetros de comprimento. Além de seu enorme tamanho, a pedra também foi classificada como diamante impecável tipo IIa, dado a sua classificação incolor.

Esta não é a primeira vez que a Lucapa Diamond Company em Lulo renderam sucessos. Já encontraram quatro diamantes de 100 quilates e outros de 114 pedras de 10,8 quilates até esta data. O último grande diamante descoberto na mina tinha 113,4 quilates.

Esta mina já forneceu 1.317 diamantes só entre Janeiro e Março de 2015. Os diamantes constituem o segundo principal produto de exportação de Angola.

“Sempre enfatizamos a natureza especial do campo de diamantes do Lulo e esta descoberta – juntamente com os outros diamantes com mais de 100 quilates recuperados só este ano – é a maior prova disso”, afirmou o administrador executivo Stephen Wetherall da Lucapa Diamond Company.

ver mais notícias