Brasília Amapá |
Manaus

As 10 maiores construções do mundo

Compartilhe

Não sabemos ao certo há quanto tempo nós, os humanos, estamos na terra, mas acredita-se que seja algo em torno de 12 mil anos quando o ‘homem inteligente’ surgiu. 

Durante todo esse tempo, tivemos muito tempo para absorver conhecimento e trabalhar na superficie da terra. Listamos 10 construções que são inacreditáveis e que são prova da inteligẽncia humana.

Viaduto de Millau

Este viaduto na França, é nada mais nada menos do que a mais alta ponte do mundo, tem 343 metros de altura e custou quase 400 milhões de euros.

Neft Daslari

Localizado no mar, em Azerbaijão, o Neft Daslari que começou como uma plataforma petrolífera, hoje é praticamente uma cidade flutuante. Mais de 5 mil pessoas vivem em Neft Daslari, que fica a 50 quilômetros da terra firme. Na ‘cidade’ tem tudo o que podemos encontrar em uma cidade comum, como casas, escolas, padarias e cinemas. 

A Grande Muralha da China

Uma das sete maravilhas do mundo, não há quem não conheça a Grande Muralha da China. A estrutura, que atravessa 8.851 km do território chinês, é tão grande que muitos acreditavam que ela era a única construção feita pelo homem que podia ser vista do espaço.

Algo que muitos não sabem sobre essa megaconstrução é que ela não é uma única estrutura, mas, na verdade, uma série de muralhas espalhadas por toda a China, passando até mesmo por países vizinhos, como a Mongólia e a Coréia do Norte.

Palm Islands

O maior arquipélago artificial da terra, ainda está em construção, mas sua beleza já é admirável e impressionante. As Palm Islands foram projetadas com a intenção de aumentar o turismo em Dubai. Nem precisa, né?

Danyang–Kunshan Grand Bridge

A Danyang–Kunshan Grand Bridge é a mais longa ponte do mundo. Sua estrutura percorre 164 km de terra e mar, ligando Xangai e Naquim.

Hotel Ryugyong

O Hotel Ryugyong teve sua construção, iniciada em 1987 e foi abandonada cinco anos depois devido a diversos obstáculos no projeto, além de problemas financeiros que assolaram toda a Coreia do Norte.

Por 16 anos, o enorme arranha-céu permaneceu incompleto, sendo considerado pelo povo da cidade de Pyongyang, onde o prédio foi erguido, um “hotel fantasma”. Isso até que, em 2008, a construção do Ryugyong foi retomada.

Apesar de ainda não estar pronto, o Hotel Ryugyong com seus 330 metros é considerado o oitavo arranha-ceu mais alto do mundo.

Minas de diamante de Mirny

Mina Mir foi uma mina de extração de diamante a céu aberto localizada em Mirny, Sibéria, Rússia. Tem 525 metros de profundidade e 1200 m de diâmetro, sendo o segundo maior buraco escavado no mundo após a Mina do Cânion de Bingham.

O perigo da mina não está no tamanho do local, mas sim no material que eles precisam atravessar para conseguir fazer as escavações: para passar pelo permafrost (solo formado de rochas permanentemente congeladas), é necessário usar muitos explosivos, já que fazê-las derreter é quase impossível.

O espaço aéreo sobre a mina é interdito ao sobrevoo por helicópteros devido à ocorrência de incidentes nos quais aeronaves deste tipo foram sugadas pelo fluxo de ar descendente.

Arrozais em terraços de Banaue

Considerados como um patrimônio mundial, esses arrozais de 2 mil anos de idade estão espalhados por toda a província de Ifugao, nas Filipinas. A aparência dada por essas construções à cordilheira é única: parece que as montanhas foram “fatiadas” em vários pedaços.

Acredita-se que essas construções foram feitas à mão, com quase nenhum equipamento para ajudar no processo. O sistema de irrigação utilizado por eles é igualmente antigo, mas funciona perfeitamente até hoje, permitindo que os nativos cultivem vegetais no local.

Hidrelétrica de Três Gargantas

Para o país com mais habitantes no mundo, é necessária uma forma de gerar quantidades de energia igualmente grandes. Por isso, a China criou a Hidrelétrica de Três Gargantas, que possui atualmente a maior represa do mundo.

A hidrelétrica também tem outras funções importantes: graças à sua represa, feita no rio Yang-Tsé – o maior do país –, é possível prevenir muitas enchentes, além de criar um sistema de transporte fluvial na área.

Burj Khalifa

Este enorme arranha-céu é, oficialmente, o maior prédio já feito pelo homem. A gigantesca construção, localizada em Dubai, impressiona não apenas por sua altura de 829,94 metros, mas por sua arquitetura, baseada em uma flor-de-lótus. O prédio custou mais de 1,5 bilhões de dólares e o preço do metro quadrado de sala de escritório é de R$ 43.000 dólares


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7