Avenidas no entorno da Arena serão interditadas a partir das 10h, durante jogos olímpicos

ESPORTE-AM-1804Para garantir o acesso seguro, tanto dos torcedores que forem aos jogos na Arena da Amazônia, nos dias 4, 7 e 9 de agosto, quanto dos espectadores que irão prestigiar Live Site, no Complexo Turísticos Ponta Negra, zona Oeste,  a partir do dia 2 até o dia 21, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) estão trabalhando de maneira integrada para operacionalizar a mobilidade urbana.

Um efetivo de 265 agentes de trânsito do Manaustrans vai operacionalizar as intervenções viárias que serão iniciadas às 10h e se estenderão até às 23h nos dias de jogos. Os agentes atuarão para preservar as vias do entorno e para evitar o estacionamento irregular de veículos.

“Nosso principal objetivo é proporcionar trânsito seguro. Todo o efetivo estará empregado para atuar na fluidez das vias, orientação de desvios e na segurança na circulação de pedestres. Por isso, algumas vias ficarão exclusivas para o acesso dos espectadores tanto na Arena da Amazônia, quanto no Live Site, na Ponta Negra”, antecipou Antônio Costa Neto, diretor de Controle e Gestão do Manaustrans.

Várias ações serão realizadas no entorno imediato da Arena da Amazônia como interdições de vias, bloqueios com cones e gradis, montagens de postos de controle de trânsito, montagem de Pontos de Verificação Veicular (PVV), Ponto de Verificação de Estacionamento (PVE) e desvio de rotas de transporte coletivo, táxis e veículos leves.

 Interdições/horários

 A operação no entorno do estádio começará a partir da 10h, com a delimitação do Perímetro de Restrição da Arena da Amazônia, composto pelas seguintes vias, nos dias de jogos:

·         Avenida Pedro Teixeira, trecho entre a Av. Djalma Batista e Av. D. Pedro, a partir das 10 horas.

·         Rua Lóris Cordovil, trecho entre a Av. Constantino Nery e a Rua Vivaldo Lima (SPA Alvorada) , a partir das 10 horas.

·         Avenida Constantino Nery, nos dois sentidos – Trecho entre a Av. Darcy Vargas e Av. Des. João Machado, a partir das 14 horas.

·         Avenida Djalma Batista, nos dois sentidos – Trecho entre a Rua Rio Negro até o Viaduto Ayrton Senna, a partir das 16 horas.

·         Av. Torquato Tapajós – Viaduto de Flores – Acesso fechado para avenidas Constantino Nery  e Des. João Machado, a partir das 14 horas.

·         Rua da Indústria , nos dois sentidos, entre as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista, a partir das 9 horas.

 Desvios

  Com o fechamento das vias, o trânsito na Av. Constantino Nery será desviado para a Rua Pará e para a Avenida Darcy Vargas. O fluxo da Rua Lóris Cordovil será desviado para a Av. Desembargador João Machado. O trânsito que segue no sentido bairro e que possua a entrada pela Lóris Cordovil, será desviado para a Theomário Pinto da Costa e Av Desembargador João Machado.

O trânsito da Avenida Torquato Tapajós, sentido Bairro-Centro, será desviado para a Avenida Mário Ypiranga Monteiro.  Os veículos da Avenida Djalma Batista serão desviados para a Rua Rio Negro até a Rotatória do Eldorado. O trânsito na Avenida Pedro Teixeira será desviado para as avenidas Theomário Pinto e Dom Pedro.

 Remoções

Seis guinchos plataformas estarão posicionados a partir das 6h para dar início às remoções dos veículos que possam estar dentro da área interditada. Sob nenhuma hipótese será permitido que qualquer veículo permaneça estacionado no perímetro de segurança (vias interditadas).

“O Passeio do Mindu, uma área de preservação no conjunto Eldorado, terá reforço no monitoramento de trânsito. As áreas verdes não servirão de estacionamento. Quem insistir em parar nesses locais, poderá ter o veículo removido”, avisou o diretor do Manaustrans.

 Acesso de pedestres

 Os espectadores terão acesso ao estádio quatro horas antes do início das partidas, através das seguintes vias:

·         Av. Pedro Teixeira, a partir da Av. D. Pedro até Av. Djalma Batista, se dirigindo à entrada A;

·         Av. Constantino Nery e Rua Lóris Cordovil, se dirigindo às entradas B, C e D.

·         Idosos e pessoas com deficiência terão vagas de estacionamento na Assembleia Legislativa e serão levados ao estádio por ônibus do sistema Transporta.

Estacionamento

 ·         Haverá vagas de estacionamento na Sefaz (Av. André Araújo). O espectador estaciona e vai para a Arena de ônibus.

·         Não será permitido o estacionamento em locais proibidos pela sinalização e em locais públicos como praças, pontes etc. Inclusive será proibido estacionar no passeio do Bindá, no Conj. Eldorado.

·         Haverá ainda vagas em estacionamentos privados em áreas próximas a Arena para os torcedores que queiram utilizar veículos próprios. Os estacionamentos serão cobrados conforme tabela de preço vigente de cada estabelecimento.

Confira os estabelecimentos e número de vagas disponíveis:

 

·         AMAZONAS SHOPPING –   2.000

 

·         MANAUS PLAZA SHOPPING –  1.000

·         MILENIUM SHOPPING –  7.200

·         TOTAL DE VAGAS –  10.200

Linhas de ônibus especiais

Torcedores que irão assistir aos jogos olímpicos de futebol na Arena terão à disposição linhas de ônibus especiais, disponibilizadas pela Prefeitura de Manaus, saindo de seis pontos da cidade e seguindo direto para o estádio.

As linhas especiais serão exclusivas para atender os torcedores e, por isso, será exigida a apresentação do ingresso dos jogos no momento do embarque. A tarifa será a mesma praticada nas demais linhas: R$ 3.

O diretor de Transporte Urbanos da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Thiago Balbi, afirma que as linhas especiais serão as melhores opções para o deslocamento dos torcedores até o estádio.

“O ônibus vai poder chegar mais perto do estádio, pois terá permissão para circular em áreas que estarão interditadas para o acesso de veículos particulares, como a avenida Djalma Batista. Além disso, quem vai de ônibus não precisa se preocupar com estacionamento, pois com as interdições das vias os veículos estacionados ficarão mais distantes do estádio”, afirmou Thiago.

Os pontos de embarque das linhas especiais estão localizados em locais que servirão para atender tanto o torcedor local como turistas que forem aos jogos. Para a escolha dos itinerários, frota e pontos de saída das linhas foram considerados os relatórios da operação que funcionou nos jogos da Copa do Mundo, em 2014. Em cada jogo da Copa do Mundo, as linhas especiais transportaram em média 4 mil torcedores.

As linhas começarão a operar às 15h. A frota total será de 31 ônibus e a frequência não deverá ultrapassar dez minutos. As linhas estão divididas entre troncais e circulares. As troncais atenderão as zonas Norte e Leste, e sairão dos terminais de Integração do Jorge Teixeira (T4) e São José (T5). As circulares não passarão em terminais de integração e atenderão as zonas Oeste, Centro- Sul e área central da cidade.

A linha especial do Centro sairá da Avenida Eduardo Ribeiro, nas proximidades da Praça da Matriz e fará uma parada no Teatro Amazonas. Haverá também opção de linha saindo do calçadão do Complexo Turístico da Ponta Negra e do Aleixo, a partir da Avenida André Araújo, perto da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz).

Durante os jogos e eventos especiais das Olimpíadas 2016, a SMTU disponibilizará o efetivo de 50 fiscais, além de 20 servidores voluntários da Divisão de Atendimento Social e do Setor de Educação de Transportes para fiscalizar as operações das linhas e fornecer orientações ao público.

Embarque e desembarque

Os pontos de desembarque das linhas especiais estarão distribuídos em três locais: Av. Djalma Batista, no lado oposto a reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e em dois pontos da Av. Darcy Vargas, um próximo ao Amazonas Shopping e o outro ao Sírio Libanês.

Cada linha especial possui um ponto de embarque/ desembarque fixo. Por isso, ao término de cada jogo, para retornarem ao ponto inicial do itinerário, os torcedores deverão se dirigir ao mesmo local onde desembarcaram quando chegaram à Arena da Amazônia. Tanto no embarque como no desembarque, fiscais de transporte estarão posicionados para fornecer informações aos usuários.

Torcedores com mobilidade reduzida

Pessoas com mobilidade reduzida poderão utilizar gratuitamente micro-ônibus adaptados para chegar ao portão D da Arena da Amazônia. Os veículos que compõem a frota do programa da Prefeitura de Manaus, Transporta, sairão do estacionamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na Avenida Mário Ypiranga.

O acesso desses usuários ao estacionamento da Aleam ocorrerá mediante a apresentação do ingresso dos jogos. Os usuários serão orientados e embarcados por profissionais da Divisão de Atendimento Social da SMTU, devidamente identificados que realizarão os protocolos de segurança nos veículos.

Cada torcedor especial poderá levar um acompanhante. Os micro-ônibus do Transporta são refrigerados e adaptados com plataformas elevatórias para o embarque de cadeirantes e de seus acompanhantes até a Arena.

Live Site

Nos dias de evento com atração nacional no Complexo Turístico Ponta Negra, o perímetro de interdição nos dois sentidos da Avenida Cel. Teixeira se inicia no cruzamento com a Avenida do Turismo e se estende até a Marina do Davi.

O trânsito Centro/Ponta Negra seguirá pela avenida Cel. Teixeira, entrando pela Alameda Alasca até a Alameda Líbia. A partir da Alameda Líbia o condutor deverá seguir pela ponte Eng. Octávio Câmara, no Condomínio Alphaville, e sair na Avenida do Turismo.

O estacionamento estará proibido nas avenidas Cel. Teixeira, Alameda Alaska, Alameda Líbia e na Avenida do Turismo, no trecho entre avenida Cel. Teixeira e condomínio Itaporanga. O condutor terá oportunidade de estacionar nas vagas do Cond. Alphaville e seguir a pé para a Ponta Negra.

Nos dias de eventos com atração local, o trânsito na Avenida Cel. Teixeira ficará no sistema “Faixa Liberada”: a faixa da Avenida Cel. Teixeira, sentido Ponta Negra/Centro, fica interditada a partir da rotatória do Chafariz  até a rotatória do Turismo. O acesso Centro/Ponta Negra se dará através da  Alameda Alaska. A saída de veículos do Complexo Turístico será direcionada para a pista contrária da Cel. Teixeira, que ficará em contra fluxo.

Para atender a demanda de transporte coletivo será feito o reforço na frota das seis linhas normais que já circulam pelo local. Fiscais da SMTU acompanharão a operação das linhas e o embarque e desembarque dos passageiros, que se concentrará principalmente, na avenida Coronel Teixeira, a partir da avenida do Turismo, em pontos de parada sinalizados nas áreas de venda de cocos.

Confira as linhas que atenderão o Live Site:

120-P.NEGRA / T1 / CENTRO

450-T3 / REDENÇÃO / P. NEGRA

542-OURO VERDE / T2 / P. NEGRA

126-SIPAM / AV.BRASIL / T1 / CENTRO

641-T4 – T3 / AEROPORTO / P. NEGRA

678-T4 / V-8 / P. NEGRA

Informações D24

ver mais notícias