Ministro da Justiça: ‘Há preocupação e preparo contra o terrorismo na Rio-2016’

SÃO PAULO – O Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, afirmou, na tarde desta terça-feira, que os Jogos Olímpicos do Rio-2016 serão ‘absolutamente tranquilos’. A declaração foi dada em São Paulo, pouco antes do atentado terrorista que matou pelo menos 28 pessoas no Aeroporto Internacional de Istambul, na Turquia. De acordo com ele, há preocupação, mas também preparo preventivo contra o terrorismo.

– Há toda uma preocupação e um preparo preventivo do Brasil em relação ao terrorismo numa ação conjunta dos ministérios da Justiça e da Defesa, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República para que possamos ter (e teremos) os Jogos absolutamente tranquilos – disse Moraes durante cerimônia no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na capital paulista.

O ministro garantiu ainda que até o fim da semana será feito o repasse emergencial de R$ 2,9 bilhões do governo federal ao estado do Rio de Janeiro, para cobrir os gastos com a secretaria estadual de Segurança Pública. Segundo ele, a paralisação e os protestos feitos por policiais civis e militares no Aeroporto do Galeão, nesta segunda, não afetarão a preparação e a segurança para a Olimpíada.

– Todas essas pendências serão solucionadas e as polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro vão atuar normalmente, até porque a própria polícia quer atuar na Olimpíada. Estão aguardando a regularização dessa situação (pagamento de atrasados e vencimentos) até o fim da semana porque a liberação do dinheiro já deve ter ocorrido. Obviamente há um trâmite legal jurídico que tem que ser seguido – explicou ele.

ver mais notícias