CM7

     
 
 
Manaus, 17 de outubro
Mercado financeiro
Dólar
Euro
 
 
Home / Esportes / Jogadores de Botafogo e Vasco estreiam no Maracanã

Jogadores de Botafogo e Vasco estreiam no Maracanã

Da redação | 30/04/2016 18:00

Jogar no Maracanã virou um artigo quase de luxo. Constantemente fechado por longos períodos — desde que reabriu em 2013 — Botafogo e Vasco se enfrentam com alguns estreantes. Jogadores que se quer pisaram no gramado do estádio vão disputar a final do Campeonato Carioca. No Vasco, todos os titulares já enfrentaram um Maracanã lotado pelo menos uma vez. No Botafogo, seis jogadores, entre titulares e reservas, nunca tiveram essa experiência.

Neste domingo, Botafogo e Vasco repetem a final de 2015, vencida pelos vascaínos após 11 anos de jejum, a partir das 16h. No próximo final de semana, o segundo jogo decidirá o campeão deste ano — não há vantagem do empate. Se os placares forem iguais a disputa será por pênaltis.

O elenco do Botafogo foi totalmente renovado desde a última vez que jogou no Maracanã, na final do Carioca do ano passado. Os jovens da base alvinegra Ribamar e Luis Henrique, conhecem o estádio e todo o seu clima, mas nunca sentiram a pressão que o Maracanã costuma fazer nas equipes. Já os gringos, Lizio, Joel Carli e Gerbásio Nuñez podem ter o primeiro contato, caso entrem na partida. Carli, terá que esperar. Suspenso por ter sido expulso na semifinal contra o Fluminense, ele está fora da primeira partida. Além deles, Igor Rabello e Dierson nunca jogaram no templo do futebol.

Experiência contra jovialidade

Do lado vascaíno, que fez poucas mudanças no elenco nesta temporada, o Maracanã não é novidade. Apenas para os meninos da base, que foram integrados ao profissionais recentemente. Matheus Pet, Ernandes, Caio Monteiro, por exemplo, poderão ao menos sentar no banco de reservas do estádio numa final profissional.

Entre os titulares, até o caçula sabe bem o que é jogar no estádio. Aos 22 anos, o zagueiro Luan está longe de ser um novato em decisões com casa cheia. Pelo contrário, esta será a terceira final consecutiva de Carioca no Maracanã — foi vice-campeão em 2014 para o Flamengo e ganhou o título ano passado. Ao todo, ele desfilou seu futebol no gramado considerado sagrado 24 vezes.

Apesar da pouca idade, Luan é o jogador mais antigo da equipe principal — são mais 100 jogos com a camisa vascaína. Cria de São Januário, ele foi integrado aos profissionais em 2012, e estreou em setembro daquele ano. Sobreviveu a dois rebaixamentos (2013 e 2015), a uma Série B, a mudanças de gestão e a reformulações do elenco. Boa parte dos titulares só chegou nos dois últimos anos, tanto para reforçar o time na Segundona quanto na tentativa de evitar a queda.

Atualmente, ele está acompanhado por jogadores experientes, que viveram momentos no estádio por outros clubes, como o volante Marcelo Mattos, que passou um bom tempo no Botafogo, o meia Andrezinho, com passagem pelo Flamengo, e o atacante Jorge Henrique, que também atuou no alvinegro.

A falta de experiência do elenco do Botafogo, no entanto, não deve ser uma questão. A estreia está sendo trabalhada desde o começo da semana. O treinador Ricardo Gomes vêm conseguindo impor um estilo de jogo consistente nos seus jogadores. Nem só os jogadores terão um dia atípico, Ricardo Gomes vai disputar, como treinador, sua primeira final no estádio:

— Não quero saber do meu currículo, não, quero saber da vitória do Botafogo. Acho que disputei uma final de turno, agora sim uma final. Primeira vez, vamos ver. Como jogador, foi muito bom, espero que seja como treinador também — disse Ricardo Gomes.

Mistério dos dois lados

Botafogo e Vasco fizeram, neste sábado, atividades totalmente fechadas e não revelaram qual será a escalação inicial dos times. As boas notícias vieram dos departamentos médicos dos clubes.

No Botafogo, Airton está liberado e se depender de Ricardo Gomes começa a partida como titular. Uma nova avaliação antes do jogo será definitiva. Outra surpresa positiva é a volta de Sassá. O atacante retornou aos gramados depois de seis meses — tempo ficou se recuperando de uma lesão grave na coxa esquerda — na partida contra o Coruripe e foi decisivo.

No entanto, Sassá deve começar no banco. Ricardo Gomes afirmou só confirmar o time hoje:

— Aí tem que esperar até o último minuto, sair a relação… Vou conversar de novo com o doutor Luiz (Fernando Medeiros): “Posso colocar o Airton?” Já falei com o Airton, ele está querendo.

O Vasco também não confirmou sua escalação, mas o departamento médico liberou o Thalles. O atacante treinou ontem sem sentir dores no tornozelo. Assim, como Sassá, Thalles deve começar a partida de hoje no banco de reservas.

BOTAFOGO X VASCO

Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Airton (Leandrinho), Bruno Silva e Gegê; Salgueiro (Sassá) e Ribamar.

Vasco: Martin Silva, Madson, Rodrigo, Luan e Júlio Cesar; Marcelo Mattos, Júlio dos Santos, Andrezinho e Nené; Jorge Henrique e Riascos.

Juiz: Wagner Nascimento Magalhães.

Local: Maracanã.

Horário: 16h.

Transmissão: TV Globo.

Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie em Nossas Pesquisas

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA