Família diz que Pistorius está recebendo ameaças de estupro na prisão

Aguardando o anúncio de sua senteção pela morte da sua então namorada, a modelo Reeva Steenkamp, o ex-atleta paralímpico Oscar Pistorius e a sua família denunciaram que ele está sofrendo ameaças de estupro e extorsão. A polícia da África do Sul está investigando o caso.

Segundo a polícia, um homem teria enviado mensagens através de um aplicativo a Arnoldus Pistorius, primo do corredor. O porta-voz da polícia de Pretória, Hangwani Mulaudzi, disse que as mensagens teriam evidências que poderiam desqualificar a apresentação da promotoria nas audiências da semana passada. Mas quando a família se negou a pagar para receber as informações, Pistorius começou a receber mensagens agressivas.

ACERVO O GLOBO: Ascensão e queda de Pistorius

ACERVO O GLOBO: Heróis do esporte que cairam do Olimpo

De acordo com a porta-voz da família de Pistorius, Annelieses Burgess, o homem assegurou que o atleta sul-africano seria violentado ao voltar para a prisão, caso a sentença assim determinasse.

Em setembro de 2014, o atleta havia sido condenado a cinco anos por homicídio culposo. Sua defesa argumentava que Pistorius havia disparado de forma instintiva contra o banheiro de casa ao achar que um bandido a estava invadindo e, então, atingiu sua namorada. Relatos de vizinhos disseram que ele e a namorada haviam brigado.

Em dezembro do ano passado, no entanto, os promotores do caso apelaram contra a sentença original. A revisão do juiz responsável determinou que o atleta deveria ser condenado por homicídio doloso, pois deveria ter consciência do risco que havia ao disparar uma arma contra uma porta fechada. O julgamento agora determinará a pena final de Pistorius. O resultado final sairá no dia 6 de julho.

Hoje com 29 anos, Pistorius conquistou seis medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos. Ele disputou os Jogos de Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012. Nos Jogos da Inglaterra, o sul-africano conhecido pelo apelido de “Blade Runner” foi campeão nos 400m (categoria T44), no revezamento 4x100m (categorias T42-T46) e foi prata nos 200m (categoria T-44).

ver mais notícias