CM7

 
Manaus, 24 de outubro
Mercado financeiro
Dólar
Euro
 
 
Home / Esportes / CPI do Futebol: Renan suspende convocação de Ricardo Teixeira e Del Nero

CPI do Futebol: Renan suspende convocação de Ricardo Teixeira e Del Nero

Da redação | 07/04/2016 15:30

BRASÍLIA – Atendendo recurso do presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), o presidente do Senado , Renan Calheiros (PMDB-AL), suspendeu a convocação dos ex-dirigentes da CBF, Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira para prestar esclarecimentos na CPI do Futebol do Senado.

Ontem a tarde, enfrentando boicote de membros da comissão, que evitaram dar quórum para aprovar as convocações, o presidente Romário (PSB-RJ) saiu a cata dos senadores por telefone e nos corredores para que assinassem a lista de presença e dessem o número mínimo de seis apoiamentos. Com as assinaturas inclusive de suplentes para fazer as votações, aprovou as convocações de Teixeira e Del Nero de forma simbólica.

Hoje em sessão do plenário, Renan Comunicou que encaminharia o recurso de Ciro Nogueira pedindo a anulação da sessão para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e suspenderia o efeito da sessão e convocação dos cartolas, que chamou de “gol de mão”.

— Não podemos simular uma votação com uma lista de presenças — disse Renan, comunicando que encaminharia o recurso á análise da CCJ e determinando que houve nova votação das convocações:

— Para que não haja gol de mão — disse Renan.

O presidente do Senado considerou o caso grave por se tratar de uma CPI, e disse que é preciso assegurar o direito de quem não deseja as convocações.

— Recebo o recurso e encaminho á CCJ para que numa CPI, nunca mais se possa pegar assinaturas e simular uma votação — disse Renan.

— É bom que a CCJ tenha um posicionamento claro sobre isso, porque essa situação já se repetiu outras vezes — criticou o senador Blairo Maggi (PMDB-MT).

Romário tem enfrentado dificuldades em fazer a CPI funcionar, já que os membros da comissão tem obstruído e evitado dar quórum para a votação das convocações. Há algumas semanas depois que os senadores, por unanimidade, derrubaram a convocação de Ricardo Teixeira, Romário acusou alguns senadores de não estarem compromissados com as investigações. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) diz que a CPI está sendo alvo de sabotagem.

— Por que tanto receio de que venham à público as investigações dessa CPI? Por que outros senadores se negam a convocar dirigentes da CBF? — protestou Randolfe.

Na sessão anulada por Renan, haviam sido convocados para depoimento o presidente licenciado da CBF, Marco Polo Del Nero, e em caráter de testemunha, Marco Polo Del Nero Filho, para responder sobre à abertura de contas no exterior. O ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira foi convocado para dar explicações sobre possíveis irregularidades em contratos do Comitê Organizador da Copa e da CBF. Pelo mesmo motivo havia sido convocado o empresário do ramo de turismo Wagner José Abrahão.

Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie em Nossas Pesquisas

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA