Google quer usar drones para entregar conexão de alta velocidade

Se você segue o Google de perto, você provavelmente já ouviu falar sobre o Projeto Loon, um esforço da companhia para entregar acesso à Internet a áreas rurais ou afetadas por desastres naturais usando balões equipados com LTE.

De acordo com uma matéria do The Guardian, o Projeto Loon agora tem companhia, o Projeto Skybender. Neste, o Google está experimentando uma frota de drones equipados com uma nova tecnologia de banda larga sem fio de super alta velocidade que é 40 vezes mais veloz que o LTE. 

O Projeto Skybender ficou mantido em segredo até agora, com testes sendo conduzidos acima do deserto de Novo México. Como parte dos testes, o Google está usando uma nova tecnologia experimental conhecida como “rádio onda-milimetro” que, de acordo com o The Guardian, “poderia sustentar uma nova geração de acesso a internet sem fio 5G”.

A história por trás da história

Apesar do Projeto Skybender ser novo para nós, o interesse do Google pela tecnologia de “rádio onda milímetro” não é novo.

Em 2014, a companhia preencheu documentos nos quais o Google indicava planos para testar a tecnologia emergente em San Mateo, Califórnia.

Aparentemente, o Google tem se concentrado na tecnologia por pelo menos dois anos antes dessa data. 

No entanto, tecnologia de onda milímetro tem um longo caminho a percorrer até que esteja pronta para o horário nobre, apesar de seu alcance ser limitado em comparação com o LTE.

Via IDG Now!

ver mais notícias