Garoto de 12 anos se faz primeiro-ministro da Austrália na Wikipédia

O adolescente australiano Orley Fenelon, de 12 anos, tem um incomum interesse pela política para a sua idade, tanto que se tornou temporariamente, ao menos na Wikipédia, o 30º primeiro-ministro da Austrália. Durante o fim de semana, Fenelon estava conversando com amigos sobre a disputa eleitoral americana quando surgiu a ideia de brincadeira. E por dois dias, seu nome figurou nas buscas do Google e na enciclopédia digital como mandatário do país.

— Eu publiquei no Instagram e depois editei a página na Wikipedia — contou o adolescente à BBC, dizendo que imaginava que o texto seria imediatamente apagado. — Chegou ao ponto de eu pensar que alguém escreveria um livro sobre políticos australianos e eu seria incluído.

Em tempos de debates sobre impeachment, o jovem mostrou como pode ser reconhecido como líder de uma nação da forma mais fácil. Na edição, Fenelon depôs o atual primeiro-ministro, Malcolm Turnbull, no último sábado, 9 de abril, e assumiu o posto dois dias depois.

— Enquanto eu fui primeiro-ministro, nada de importante aconteceu. Foi um mandato bem calmo — brincou o adolescente.

A troca de políticos no comando do país é constante. Desde 2007 que nenhum premiê consegue completar o mandato. Turnbull assumiu o cargo em setembro do ano passado, em substituição a Tony Abbott, que ocupou a posição por apenas dois anos. Em menos de uma década, Turnbull é o quarto primeiro-ministro do país.

Pela brincadeira, Fenelon teve sua conta suspensa na Wikipédia. A história ganhou as manchetes no país e na imprensa internacional, mesmo com os planos de governo modestos do jovem ex-primeiro-ministro.

— Eu teria declarado o kebab como comida nacional — disse Fenelon, ao site Mashable.

ver mais notícias