Facebook ajusta feed de notícias para priorizar seus amigos

São Paulo – O Facebook está realizando uma importante mudança no feed de notícias da rede social. A empresa anunciou hoje que passará a priorizar conteúdo postado por amigos e familiares em vez de publicações feitas por marcas, páginas oficiais ou veículos de mídia.

A rede social cita como grande desafio atual a enorme quantidade de informação que é compartilhada diariamente por pessoas e marcas. “Quando lançamos o feed de notícias em 2006, era difícil imaginar o desafio que encaramos atualmente: muito mais informação do que qualquer pessoa é capaz de acompanhar”, escreve Adam Mosseri, vice-presidente do Facebook em um comunicado online.

Esta não é a primeira vez que o Facebook fala em ajustes no algoritmo e priorização de conteúdo publicado por amigos em detrimento daqueles compartilhados por marcas e veículos de imprensa. No ano passado, a rede social realizou um ajuste parecido—depois dele, páginas oficiais passaram a ver uma diminuição considerável no alcance de suas publicações e na interação com seguidores.

O Facebook afirma que a mudança anunciada hoje vem por conta de uma preocupação de seus usuários. “Ouvimos de nossa comunidade que as pessoas ainda estão preocupadas em perder atualizações importantes dos amigos com os quais elas se preocupam. Para pessoas com muitas conexões isso é particularmente importante, à medida que muitas histórias estão lá para serem vistas”, afirma Lars Backstrom, diretor de engenharia do Facebook.

Em linhas gerais, o Facebook fará algumas mudanças e ajustes em seu algoritmo que decide o que aparecerá como prioridade no feed de notícias. A empresa afirma que as mudanças ocorrerão ao longo das próximas semanas.

Valores do feed

Em seu comunicado, o Facebook reforça o comprometimento com o que chama de “Valores do Feed de Notícias”, que são as diretrizes que apontam como a empresa pensa na priorização do conteúdo que é exibido para os usuários. O Facebook encara o sucesso desse filtro como o sucesso da própria rede social.

“Nosso sucesso é baseado em levar às pessoas as histórias que mais interessam a elas”, escreveu Mosseri. A pretensão final é que o feed de notícias seja um reflexo apurado do que mais importa para os usuários do Facebook.

“Se você pudesse olhar milhares de histórias diariamente e escolher as 10 mais importantes para você, quais seriam? A resposta deveria ser seu feed de notícias.”

É aí que entram os valores que o Facebook apoia para um feed de notícias. Ele deve priorizar amigos e família e deixar o usuário informado, mas também entretido. Outros itens na lista da rede social é que ela sirva como uma plataforma para todas as ideias, comunicações autênticas, mas que também possa ser regulada pelo próprio usuário.

ver mais notícias