Blogueira que fingiu ter câncer é processada por enganar consumidores

RIO — A blogueira australiana Belle Gibson está sendo processada por ter enganado consumidores, informa a BBC. Ela ficou conhecida mundialmente por fingir ter vencido a luta contra um câncer terminal no cérebro usando terapias naturais em vez das técnicas médicas tradicionais, e lançou um aplicativo e publicou um livro sobre a suposta receita milagrosa.

Uma associação que defende o direito dos consumidores do estado australiano de Vitória conduziu uma investigação sobre as atividades de Belle e pediu à Corte Federal daquele país para prosseguir com ação legal, que foi acatada. A editora Penguin Australia, que lançou o livro da blogueira, já concordou em pagar multa de US$ 22.200 por não ter checado os dados.

A blogueira afirmava ter curado o câncer com medicina ayurveda, terapia de oxigênio e uma dieta sem glúten e açúcar refinado. Ela capitalizou a fama lançando um aplicativo e o livro “The Whole Pantry”, prometendo direcionar parte dos lucros com as vendas para instituições de caridade, o que não aconteceu.

Com os holofotes, fragilidades em sua história começaram a surgir e, em entrevista à revista “Women’s Weekly”, ela confessou que nenhuma de suas alegações era verdadeira.

ver mais notícias