Golpe no Whatsapp já fez 1,5 milhão de brasileiros perderem dinheiro

Em apenas três meses,  1,5 milhão de brasileiros  perderem dinheiro com o mais novo golpe no aplicativo Whatsapp. A farsa promete acesso às conversas dos seus amigos  ou às listas de contatos deles.

O esquema funciona assim: o usuário recebe uma mensagem, como se fosse de um de seus amigos, que diz: “Clique aqui e saiba tudo o que seus amigos estão falando sobre você no Whatsapp”. Quando a pessoa clica, aparece uma mensagem que solicita o acesso à sua lista de contatos – ao autorizar isso, ele não só repassa o link para toda a sua lista de contatos (multiplicando o alcance do golpe) como assina automaticamente um pacote que envia mensagens de texto – os temas do serviço podem ir de novelas a esporte. O desfalque é de 2,40 reais por clique. Ou seja, em tese, os criminosos já lucraram 3,6 milhões de reais.

A  ESET Brasil, uma empresa de segurança cibernética, orienta quem tiver caído no golpe a ligar para sua operadora de telefonia e pedir o cancelamento do tal serviço de assinatura feito pelo golpe – o que pode limitar o estrago, mas não traz de volta o prejuízo.

As informações são da revista Veja.

ver mais notícias