Receita de moqueca paraense

​Ingredientes

‘- 500g de peixe filhote – 60ml de azeite – 20g de alho – 1/2 limão – 30ml de vinho branco – Pimenta-do-reino (a gosto) – Sal (a gosto) – 70g de cebola – 50g de tomate – 50g de pimentão verde – 50g de pimentão vermelho – 15g de cheiro-verde picado (coentro, cebolinha, salsa, chicória e alfavaca) – 10g de pimentinha verde – 400ml de tucupi – 10g de ervas aromáticas – Goma de tapioca (a gosto) – 50g de camarão rosa pequeno – 50g de pata de caranguejo – 1 ovo cozido – 80g de batata cortada em cubos – Ramos de jambu

Modo de preparo

Lave o peixe em limão, água e sal por dez minutos. Passe por água corrente. Corte o peixe em postas e deixe marinar em metade do azeite acrescido de alho, pimenta-do-reino, vinho branco e sal. Reserve na geladeira. R

efogue a cebola, o tomate, os pimentões e a pimentinha com azeite e açafrão. Reserve. Numa panela a parte, escalde o jambu com alho, cebola, alfavaca e chicória do Pará.

Em outro recipiente, espesse a goma de tapioca despejando-a em água quente e mexendo bem para não empolar. Reserve

Finalização:

Para finalizar o cozimento, junte todos os ingredientes da seguinte forma: numa panela de barro, coloque um pouco de azeite e, em seguida, tomate, pimentão, cebola e pimenta de cheiro bem picadinhos.

Salpique esturaque e tempero de camarão aviú a gosto.

Para fazer o tempero de aviú, processe os camarões secos com sal a gosto até que vire um pó bem fino. Guarde em recipiente fechado.

Agora, distribua as postas de peixe e a goma diluída. Cubra com o refogado de pimentões, cebola, tomate e pimenta de cheiro. Tampe a panela.

Após ferver por dez minutos, acrescente o jambu escaldado sem desfolhá-lo. Finalize com as patas de caranguejo, os camarões e o ovo cozido em fatias. Deixe cozinhar por mais dois minutos e a moqueca estará pronta para ser servida com arroz branco e pirão de peixe.

ver mais notícias