Dicas para preparar ovos cozidos perfeitos!

O ovo é um alimento que está presente na casa de quase todos os brasileiros. E se não está, é simplesmente porque o estoque acabou e esqueceram de comprar.

Além de ser barato, é cheio de benefícios, olha só: São 13 nutrientes essenciais, tais como ácido fólico, ferro, zinco, proteína, fósforo, manganês, potássio…; Apenas 37,4% das gorduras do ovo são consideradas ruins. Outros 46% são das monoinsaturadas (as boazinhas); Um ovo cozido tem em média 77 kcal  já ovo frito com óleo é outra história…

Mas falando em modo de preparo, vamos lá as dicas:

Ovo cozido perfeito

O segredo de um ovo cozido perfeito é o tempo que ele é deixado na água fervente. Mas isso depende do gosto de cada um, porém, existem algumas técnicas de pré-cozimento que podemos seguir para que ele fique ainda melhor.

– Tirar da geladeira minutos antes de colocar no fogo. O choque térmico pode fazer com que a casca quebre;

– Panela grande e pouca água: O idela é deixá-los bem acomodados no fundo da panela e apenas dois dedos de água acima dos ovos. Isso é mais uma técnica para evitar que a casca quebre.

– Sabor: Uma dica legal pra realçar o sabor, é colocar um pouco de sal na água. Seu ovo não vai ficar salgado, mas corrigir o sal na água vai fazer que a clara fique levemente mais saborosa. Vale atentar que água com sal ferve mais devagar.

– O tempo de fervura é com você. Depende do ponto que você prefere.

– Não é legal deixar ferver por mais de 15 minutos. Nesse tempo já está tudo firme, clara e gema, e se ferver mais ele começa a ficar azulado e não tão apetitoso. E depois de alcançar o ponto desejado, é importante jogar água fria para o ovo não continuar cozinhando somente com o calor.

E depois dos ovos cozidos, vem outro desafio: Descascá-los. Existem algumas técnicas, olha só:

Assoprar:

Quebrar e rolar:

Chacoalhar:

 

ver mais notícias