Dobermann: Cão de grande coragem, inteligência e agilidade

São cães de guarda, pois foram criados para essa função. Apareceram por volta no fim do século 19 do cruzamento de várias raças, entre elas Weimaraners, Manchester terriers, Rottweilers, Pinscher alemão e Greyhound inglês, realizado pelo criador Louis Dobermann, na Alemanha. Ele era um coletor de impostos que buscava uma raça para defesa. É protetor, equilibrado e confiável.

doberman-filhote

O dobermann é realmente um cachorro de grande coragem, inteligência e agilidade. Seu temperamento é equilibrado e determinado, extremamente fiel ao dono e à sua família, muito desconfiado com estranhos e possui um grande instinto protetor e é considerado uma das melhores raças de cães de guarda (2ª colocação no ranking das melhores raças de cães de guarda).

doberman-2

É um cão muito sensível e muito inteligente, com facilidade de aprendizado (5ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren) que é utilizado em diversas funções no mundo todo, desde cão policial e cão militar até cão guia (embora esta não seja sua maior aptidão).

Contudo esta não é uma raça para qualquer dono, seu dono deve ser um justo e equilibrado e saber como se impor com paciência e suavidade.

doberman-4

Dobermanns são cães que precisam de exercício e espaço. Seu pelo deve ser escovado regularmente para a retirada de fios mortos.

Cães desta raça podem estar sujeitos à incidência de torção gástrica, por isso deve-se tomar cuidado com sua alimentação, e de atrofia progressiva da retina, um problema que pode ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

Preço médio: R$ 1.800

doberman-6

doberman-5

doberman-1

ver mais notícias