Com alta rejeição, Arthur empataria no 2º turno com Rotta

Rotta-e-ArthurPesquisa realizada nos dias 19 e 20 de julho, com mostra de 800 entrevistas, e publicada nesta terça-feira, dia 26, pelo jornal Diário do Amazonas, releva que o prefeito Arthur Neto (PSDB), com 27,3% de intenção de votos, lidera a corrida eleitoral pelo comando do município no primeiro turno.O segundo colocado, de acordo com o jornal, que realizou a consulta por intermédio do Instituto Diário de Pesquisa, é o deputado federal Marcos Rotta, candidato do PMDB, que aparece com 12,6%.

O pesquisador considera uma margem de erro de 3,5% para mais ou para menos sobre os resultados obtidos pelos candidatos no levantamento. Não há referência se houve a pesquisa espontânea, aquela em que a pessoa diz em quem votaria nestas eleições, sem que tenha de ser estimulada por uma lista de nomes.

Atrás deles estão Marcelo Ramos (PR), com 8%; depois Serafim Corrêa (PSB), com 7,6%; Hissa Abrahão (PDT) 5,9%; Silas Câmara (PRB), 5,1%; Henrique Oliveira (SDD), 4,1%; Chico Preto (PMN), 2,5%; José Ricardo (PT), 1,5%; Luiz Navarro (PCB) e Eron Bezerra (PCdoB), ambos com 0,5%; Professor Queiroz (PSOL), 0,4%; e Júnior Brasil (Rede), com 0,3%.

Com esses valores, diz a pesquisa, Manaus só decidirá quem será o prefeito no segundo turno e, nesse caso, Arthur Neto e Marcos Rotta aparecem empatados com 39,0% de intenção de votos.

As simulações de cenários mostram que o tucano venceria seus outros oponentes. Com Henrique Oliveira, por exemplo, de 44% a 25%; com Hissa, 43,6% a 28,5%; com Marcelo Ramos, 42,5% a 30,4%; e com Silas Câmara, 45% a 23,6%.

 

Rejeição

Outro detalhe da pesquisa, que aparece no segundo quadro do resultado da sondagem publicada pelo Diário do Amazonas, é a rejeição dos candidatos.

Nesse item, o prefeito Arthur Neto lidera com 22,9%, na frente de Serafim Corrêa, com 18,9%.

Marcos Rotta, que aparece em segundo colocado no cenário estimulado de primeiro turno, surge com a oitava rejeição: 3,0%.

Dos candidatos que figuram no primeiro pelotão da corrida eleitoral, Marcelo Ramos é o que apresenta a menor rejeição: 1,3%.

Esses valores mostram que os números deverão mudar bastante, já que o líder da disputa apresenta a maior rejeição enquanto os candidatos que mais lhe ameaçam estão com rejeição mínima.

 

Veja a publicação:

Pesquisa Diário

Pesquisa Diário 2

Com alta rejeição, Arthur empataria no 2º turno com Rotta, diz pesquisa do Diário

Matéria e fotos do Portal BNC

ver mais notícias