Renata Sorrah abre noite na ocupação do Palácio Capanema contra fim do MinC

RIO — O quinto dia do movimento Ocupa MinC recebe, nesta sexta-feira, um show de Caetano Veloso e Erasmo Carlos no palco montado entre os pilotis do Edicício Capanema, no Centro, onde ativistas e artistas pedem a volta do Ministério da Cultura. Muitos manifestantes exigem não apenas a volta do MinC, mas também a destituição do governo interino de Michel Temer, que consideram “ilegítimo”. A mesma posição foi reforçada numa nota divulgada de manhã pelo grupo Procure Saber, nas redes sociais. O show está marcado para começar às 19h.

No final da tarde, a atriz Renata Sorrah subiu ao palco para ler o poema “O poeta come amendoim”, de Mario de Andrade, e disse: — Estou aqui pela cultura e pela democracia.

Rápidas performances artísticas e cartazes contra o presidente Michel Temer marcaram a ocupação na tarde desta sexta. No microfone aberto ao público, os manifestantes lembraram que a ocupação do Capanema não é apenas física, mas também intelectual. Uma ativista lembrou a possibilidade Temer “não cair” e questionou: “vamos ficar aqui, ocupando o Capanema, para sempre?”.

A ocupação do Palácio Capanema, prédio que abriga a sede da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio, começou na segunda-feira. Desde então, já recebeu apresentações de Otto, Arnaldo Antunes, Frejat, Leoni, Lenine e Pedro Luís.

Além dos números musicais, os manifestantes que organizam o “Ocupa MinC” também programam diariamente espetáculos de teatro, aulas de dança e palestras. O prédio está ocupado desde a última segunda-feira. Outras 17 capitais brasileiras receberam protestos semelhantes ao longo da semana.

ver mais notícias