O Que Deus Espera Do Homem

109-RC-Frame-biblia-catolica-biblia-protestante-3Abre a tua Bíblia no livro de Gênesis 18: 18-19. Diz a Palavra do Senhor: “visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do SENHOR e pratiquem a justiça e o juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito.”

Que essa Palavra abençoe os nossos corações.

Vamos orar ao Senhor:

Oh Jesus, como é bom a Igreja se reunir em Teu Nome, sabendo que por causa disso Tu estás presente. Antes mesmo de termos chegado aqui à Casa do Senhor, antes dos internautas terem acessado nossa página da net, antes dos satélites estarem levando a Palavra ao ar, Tu já havias determinado todas as coisas, mesmo aqueles que lutaram, Deus, lutas que, às vezes, pareciam com total incapacidade de serem vencidas, esta manhã viram a Tua glória e a vitória chegar. Tudo por causa da Palavra, que Tu predestinadamente, antecipadamente, preparaste para o nosso crescimento, para o nosso enlevo, para o nosso desenvolvimento espiritual. Sim, Senhor, aquietamo-nos para que nesses próximos 60 minutos, Tu construas vidas e lances sementes eternas no coração de terra boa, em Nome de Jesus! E todo povo de Deus diga: Amém!

Queridos, amigos, irmãos, minha família, filhinhos na fé, selo do meu apostolado. Que bom que podemos dedicar um espaço grande àquilo que para nós é a maior razão de vida: a família.

Temos ensinado, nesta série de mensagens, o que o homem precisa compreender e o que a mulher precisa ter e vice-versa. Já estudamos o que o homem quer da mulher e o que a mulher quer do homem. Certamente tu tens recebido e receberás esses ensinamentos durante este mês, que te levarão a ter um casamento bem sucedido.

O tema de Hoje é: O que Deus quer do homem.

Hoje vamos, especificamente, falar sobre o que Deus requer para fazer da nossa vida, do nosso lar, do nosso casamento, dias de céus na Terra. Então, começamos por essa passagem deGênesis 18:18–19. Deus disse que Abraão iria ter uma grande e poderosa Nação, porque Ele o escolheu. Deus diz no versículo 19: “Porque Eu o escolhi.” E Ele deu ordens a Abraão para que ordenasse a sua casa. Eu quero, hoje, então, dar uma idéia do que Deus quer, do que Deus exige do homem e porque Deus escolheu Abraão para ser referência. Deus escolheu Abraão para ser o pai de todos os crentes. Deus confiou nele para que fosse o futuro do mundo. Estamos aqui por causa de Abraão. Então, os ensinamentos que Deus transmitiu a Abraão são ensinamentos para o século XXI. Deus os preparou para todas as nações e para todos os seus eleitos, desde Abraão. São esses ensinamentos que eu vou te passar.

Por que Deus escolheu Abraão para ser o pai de todos, na fé, e para ser o futuro do mundo em termos espirituais? Deus escolheu Abraão porque ele era um homem que vivia em Aliança com Deus e que cumpria a Sua Palavra. Abraão era um homem que acreditava nas promessas de Deus, mesmo quando ele esperou contra a esperança. Abraão foi escolhido para ser o pai da vida espiritual de todos nós, porque a Palavra de Deus era a razão da sua vida. O seu sim era sim, e o seu não era não. Era um homem amigo de Deus, vivia em Aliança com Deus. Essa foi a razão porque Deus o escolheu para ser a referência do mundo espiritual.

Vivemos, hoje, num mundo de enganos. As palavras dos homens não são mais palavras que os amarrem à verdade. O sábio Salomão disse: “Estás amarrado e preso pelas palavras da tua boca.” Vivemos em um mundo, onde os homens não estão mais amarrados às palavras da sua boca. Vemos que, em todas as esferas jurídicas, é crime um cidadão mentir perante um Juiz. Quem mente perante um Juiz comete crime. Mas, por causa das coisas que tu vês no mundo, não é crime quando um governante mente aos cidadãos. O mesmo cidadão que é preso por mentir, deve aceitar mentiras, quando um governante as impõe sobre o povo. Vivemos alguns anos atrás um verdadeiro terror no nosso país, quando um Presidente da República lançou um plano econômico que destruiu a nossa Nação, acabou com centenas de pessoas. Muita gente morreu de infarto. O que ele pagou por isso? Nada!

Então, se o povo mente, é preso. Se um governante mente, fica por aí. Esse é o mundo. É um mundo de enganos, de frustrações, de mentiras e tudo isso tem consumido muitas nações. Esses enganos e mentiras também têm chegado aos casamentos, têm atingido as famílias. Muitas mentiras e enganos têm destruído muitas famílias.

Deus criou, em nosso Ministério, algo muito importante que foi a Revelação da Graça. Com a Revelação da Graça, Deus pode exigir do homem total integridade. E mais do que isto: Deus quer que Seu povo, os homens evangélicos, os homens de Deus sejam íntegros com a esposa, com a família. Homens que, como Abraão, vivam em Aliança com Deus. Deus quer e exige homens leais, fiéis a sua esposa, de caráter, que não vivam alienados na Igreja, que não vivam de costas para os ensinamentos de Deus, que não vivam alienados do cumprimento das regras divinas para a família. É isso que Deus quer de cada um de nós, homens de Deus.

Milhares de famílias têm se fragmentado porque não cumprem essas regras de ambas as partes. O divórcio tem sido uma tristeza dentro da obra de Deus, apesar de restritamente permitido, somente em caso de adultério ou de impiedade, maus tratos e agressões da outra parte.

O adultério e a impiedade têm quebrado as regras da família. E nós sabemos que não pode existir, na obra de Deus, a facilidade dessa tristeza tão restrita, que é o divórcio. O divórcio é uma das coisas que tem destruído a obra de Deus, mas a Igreja é indestrutível, naturalmente. Há pessoas que se casam, tendo altas expectativas, mas não se preparam para casar. E, em função disso, logo depois das primeiras semanas, dos primeiros meses, muitas vezes, o diabo já começa a lançar idéias de incompatibilidade de gênios entre o casal.

Meu amado(a), tu tinhas que ter conhecido o gênio do teu marido ou da tua mulher quando eram namorados ou noivos. Agora, a pessoa vive um ano, dez, doze e, num determinado dia, chega e diz:

– Olha, temos incompatibilidade de gênios. Isso é inaceitável para a obra de Deus! Não podemos entender o que é o casamento sem entender o que é uma Aliança. Casamento é uma aliança. Aliança é a Palavra mais importante em toda a Obra de Deus. Deus não faz algo significativo sem primeiro fazer uma Aliança. A Aliança é o fundamento, o alicerce da nossa relação com Deus. Aliança é o alicerce do cristianismo. Esse contrato, esse acordo, no qual Deus estabelece regras, diz que nós devemos cumpri-las e, em função disso, existe bênção para a nossa vida.

Deus nunca quebrou uma Aliança. Ele fez várias delas, mas nunca quebrou nenhuma. Veja o que diz Deuteronômio 7:9:“Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos.”

Ora, uma geração, normalmente, é de cinqüenta anos. Deus guarda até mil gerações, então Deus guarda cinqüenta mil anos a Aliança que fez comigo e contigo.

Diz o Salmo 89:34: “Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram.”

Então, se Deus garante a Sua Palavra até cinqüenta mil anos na minha vida e na sua vida, quer dizer que a Aliança de Deus é o solo onde floresce a sua glória. É a chave do Antigo e do Novo Testamento. Aliança é o segredo da Revelação divina, é o segredo do Poder de Deus, da prosperidade, da cura, da saúde; é a essência da salvação.

Vê o que diz Colossenses 1:13-14: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.”

Jesus, pelo Seu Sangue, estabeleceu uma Nova Aliança. Ele disse que nos tiraria definitivamente, do império das trevas e nos remiria de todos os nossos pecados passados, presentes e futuros. Então, somos essencialmente, servos da Nova Aliança.

O que Deus quer, em primeiro lugar, de um evangélico?

Deus quer um homem de Aliança, casado com uma mulher de Aliança. Tu sabes que quando tu estás em acordo com Deus, quando tu cumpres e obedeces aquilo que Deus determina, a vida é uma bênção. Amado, esse é o segredo de uma vida bem-sucedida, é o segredo de negócios bem-sucedidos. Todo homem de Deus que estabelece os seus negócios em Aliança com Deus não tem limites para o sucesso. Aliança é o segredo de uma Igreja vencedora, onde o povo vive em unidade. Aliança é o segredo de um casamento bem-sucedido.

O que significa o casamento em aliança?

É o acordo entre duas vontades que resultam numa só vontade. É por isso que o casamento é uma aliança. Duas pessoas, quando entram pelas alas da Igreja para irem ao altar, o último estado de individualidade, aos olhos de Deus, é até chegarem ao altar. São duas pessoas. A partir do momento em que elas dizem: Sim, entram em aliança inseparável. A Bíblia diz que elas se tornam uma só carne. E a Bíblia diz que só a morte pode separar.

Então, quando um casal casa dentro das normas estabelecidas por Deus, esse casamento se torna indissolúvel, porque duas pessoas se rendem à vontade uma da outra, estabelecem um pé de igualdade para sempre. Isso se chama uma aliança. Quem não compreende isso, para mim, não deveria casar. Porque, quem não compreende que o casamento é indissolúvel não deveria, realmente, casar-se. Casamento é uma aliança de sangue, não pode ser quebrado.

No Antigo Testamento, Deus levava tão a sério a questão do casamento, que a moça, para se casar, tinha que ser virgem. E, quando havia o rompimento do hímen, na sua primeira relação, e o lençol trazia a marca de sangue, aquela marca era a aliança do casamento. Lembremos que Maria estava aterrorizada quando o anjo disse: Tu vais ser mãe. E ela disse:

– Eu! Eu sou virgem. Eu nunca tive nenhum homem. Por quê? Porque ela sabia que o casamento tinha uma marca de aliança de sangue, que era o rompimento do hímen.

No Antigo Testamento, quem praticasse o adultério era apedrejado. Por quê? Porque quebrava a aliança. Quando nos casamos, fazemos uma aliança com a nossa esposa, com o nosso marido e com Deus. E Deus vai se lembrar dessa aliança eternamente. Não pode ser um Juiz que bate um martelo e diz:

– Acabou. Há conseqüências graves para quem provoca o divórcio, a separação, o fim do casamento.

Diz Provérbios 6:32: “O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal cousa.”

Ou seja, uma pessoa que quebra a aliança de um casamento está fora de si. Hoje, já não se apedreja mais como se fazia no passado, senão, não haveria cemitério para enterrar todos os apedrejados. Mas Deus têm as suas formas de corrigir essas situações. Quer ver o que acontece com uma pessoa que quebra essa aliança? Provérbios 28:9: “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.”

Um homem ou uma mulher que adultera, Deus não ouve mais as suas orações. Deus não responde a nenhuma súplica. As bênçãos são cortadas. A prosperidade é cortada. Deus não ouve as orações, porque se quebrou a aliança do casamento. Aos olhos de Deus, o que eu estou te ensinando é sério. Quando alguém tem a ousadia de quebrar a aliança do casamento, aos olhos de Deus, é algo sério. Quando alguém tem a ousadia de quebrar a aliança do casamento, traz ruína à sua vida, traz desastre à sua vida. Deus é misericordioso, mas não isenta a pessoa das conseqüências.

Olha com atenção o que diz Romanos 1:28-32: “E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, (tu sabes que o casamento, aos olhos de Deus, é indissolúvel, mas há pessoas que resolvem desprezar) o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem cousas inconvenientes, (o adultério é uma coisa inconveniente, a fornicação é uma coisa inconveniente, toda espécie de atitude antiética na questão de quebra de relações é inconveniente. Ai começam as atitudes) cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, (quantos espíritos atormentam a mente e o coração de uma pessoa que quebra a sua relação no casamento) caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais cousas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.”

Quando uma pessoa está errada, ela procura a aprovação dos errados, e quando uma pessoa certa aprova o erro de uma outra pessoa, ela se torna errada. Tornam-se passíveis de morte. Sabes quantos maridos tiveram quebra de casamento e quantas mulheres contraíram doenças malignas e transmitem-nas aos seus parceiros e a morte chega à família. Sexo seguro não é com camisinha. Sexo seguro é com o marido e com a esposa. Infelizmente, vivemos numa sociedade em que sexo é coisa fácil. Amado, sexo é para ser feito dentro do casamento. Quem faz fora do casamento é inconseqüente, é passível de morte.

Nós temos três líquidos em nosso corpo. O liquido que está dentro do cérebro e está protegido, o sangue e o esperma. O sangue e o esperma são altamente contaminadores ou altamente contaminados. Então, se uma pessoa tem uma relação com uma pessoa doente, e ela tem no seu corpo alguma ferida, um arranhãozinho, um dente cariado, uma lesão, numa relação com uma pessoa contaminada, ela também se contamina, e contamina alguma parte do corpo. Portanto, ela contamina e destrói essa vida toda. Por isso que a Bíblia diz: Passíveis de morte. Não é que Deus queira, mas as pessoas sabem que casamento não pode ser quebrado. Somos seguidores da Aliança de Cristo. Amado, fora da aliança com Deus há ruína.

O que Deus quer de um homem evangélico?

1- Um homem de aliança.

2- Que seja um homem de fé.

Diz a Palavra de Hebreus 11:8: “Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber para onde ia.”

Quando Deus disse:

– Abraão, larga a tua parentela, larga a tua terra e vai para um lugar que eu te mostrarei, Abraão disse:

– Ok, Senhor! Ele não perguntou onde era, onde que estava a passagem, onde estava a Golden Cross, quem vai… Ele disse:

– Deus disse, eu creio.

Tu és um homem de Deus, deves ser um homem de fé. Tua mulher quer que tu sejas um homem de fé, acredite e obedeça. Noventa e nove por cento dos crentes acreditam na Bíblia, menos de nove por cento praticam-na. Há muita gente que acredita em tudo que eu digo, mas muito poucos vivem e praticam o que eu ensino aqui.

Lembremos o jovem rico. Lê Marcos 10:17-22: “E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? (18) Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. (19) Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. (20) Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. (21) E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. (22) Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.” Ou seja, ele acreditava, mas não obedecia.

Tiago 2:19 diz: “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.” Então, não é o crer. Porque Tiago 1:22 diz: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Quer dizer: Se tu acreditares em tudo, mas não praticares, estarás te enganando.

Muitos homens de Deus estão se enganando, porque, quando tu maltratas a tua esposa, não estás praticando a Palavra de Deus. Quando tu desonras a esposa, não estás praticando a Palavra.

Muitos ainda não viram as promessas. Crêem, mas não obedecem, por isso, Tiago 2:17 diz:“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.”

Quer dizer que eu posso acreditar em tudo, mas, se não cumprir a Palavra no que diz respeito à fé, no trato, na relação com a minha esposa, o que eu faço é morto. Eu posso berrar com Deus, gritar, pular, bater com a cabeça, quebrar os meus dentes todos, e Deus diz:

– E daí? Trata bem a tua esposa.

Muitas pessoas ainda não viram as promessas, porque não obedecem. Obedecer é melhor do que sacrificar.

Vamos ver o que diz I Samuel 15:22: “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.” A obediência é muito melhor do que o sacrifício.

Isaías 1:19 diz:“Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.”

Tu precisas crer e ouvir Deus. Ou seja, toda pessoa que obedece a Deus recebe o melhor da parte de Deus. Meu amado, crê, confia e obedece. Pois não há outro caminho para a felicidade, para a saúde e para a prosperidade.

Olha o que diz Deuteronômio 28:1-2, 11-13 “Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. (2) Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: (11) O SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o SENHOR, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te. (12) O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado. (13) O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.”

Eu digo como disse o meu colega na pesquisa que ele estava fazendo a respeito disso. Muitas pessoas chamam Jesus de Mestre, mas não O obedecem. Muitos dizem que Ele é a Luz, mas não O vêem. Muitos O chamam de minha vida, mas não O desejam. Muitos chamam Jesus de sábio, mas não seguem as Suas Palavras. Muitos chamam Jesus de querido, mas não O amam. Muitos O chamam de riqueza eterna, mas não têm coragem de pedir. Chamam de Deus Gracioso, mas não crêem em Deus. Chamam de Poderoso, mas não O servem. Chamam de Justo, mas não O temem. Chamam de Pai, mas não oram e não têm intimidade.

Tu sabias que noventa e cinco por cento da Igreja de Cristo no Mundo não ora. Vinte e três por cento dos líderes oram dez minutos por dia. Um por cento ora de uma hora para cima. E todo Mundo chama:

– Pai, Pai! Mas não tem intimidade com Ele.

Deus quer que um homem deste Ministério seja homem de aliança, de fé, crente, obediente. É isso que Deus espera de ti.

3- Deus quer que tu ames e cuides de tua família. Às vezes, tu perguntas:

– Mas Apóstolo, o que é a família? Olha, nem tudo que parece família, que diz que é família, é família mesmo. Tu sabes que a máfia nos Estados Unidos é chamada de: A família da máfia. Eles se sentem uma família, depois eles se matam uns aos outros e matam os empresários que não obedecem. Isso não é família. O que é uma família à luz da Bíblia? É quando o marido e a mulher, casados, vivem debaixo do mesmo teto com os seus filhos ao redor da mesa em obediência ao Pai. Isso é família. Família é quando, o marido e a mulher têm valores cristãos e obedecem a Deus e não aceitam os valores do mundo. Isso é família.Tu não podes aceitar, como homem de Deus, o homossexualismo, o lesbianismo, casamento entre o mesmo sexo, aborto livre, divórcio por incompatibilidade de gênio. Tu não podes aceitar, se não tu não és família. Há muita gente que tem um lar e uma casa, mas não tem família. Família é um lugar de amor, de união, de cuidados mútuos, de bondade, de fidelidade. Família é lugar de escola de oração. Família é uma escola de sabedoria. É na tua família que deve começar a Igreja. É na tua família que se ensina o que é bom, o que é mau, o que é aceitável, o que é rejeitável. É na família. Família são aquelas que aceitam os ensinamentos de Jesus, onde se compartilham alegrias, onde se compartilham tristezas, onde se ora juntos, onde se chora abraçados, onde pai e mãe se amam e se respeitam. Isso é família. Onde marido e mulher se respeitam, se reverenciam, onde não se ignoram os pais velhos. Não podemos aceitar que uma pessoa da Igreja chegue à velhice e seja deixada de escanteio, desculpe a expressão popular. Foi bom enquanto era novo e, depois que envelhece, é jogado num asilo. Quantos velhos estão aí atirados nos asilos tendo filhos engenheiros, com uma vida poderosa financeiramente, e, como papai é chato, é quadrado, colocam-no em um asilo de velhos e vão visitá-lo no natal. Isso não é família. Quem de nós admitiria saber que, ao chegar à velhice, vai ser abandonado pelos filhos? Isso é família de Deus? Deus espera isso de ti, meu amado? Não pode um homem da Igreja ignorar os velhos pais ou os velhos sogros. Família é onde as pessoas sentem que se pertencem. Família é onde se vê os anjos protegerem e abençoarem, porque se fala em casa de cristianismo. Família evangélica sabe que o amor é a coisa mais importante, e, durante as refeições e durante os encontros familiares não se fala mal da Igreja ou do Pastor para o irmão. Isso é família. É onde um homem ama uma mulher, é onde uma mulher ama um homem. Família é quando o homem deseja voltar para casa, porque é recebido por uma esposa que o honra. Isso é família. E é isso que vamos lutar para que aconteça em todos os lares.

– Pastor e o que Deus está procurando mais em mim como homem, como pai, como marido? Que tu sejas amoroso. Efésios 5:25 diz “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,”.

Meu amado irmão, se tu não amas a tua esposa como Deus a ama, tu estás em rebelião contra Deus. Não venhas à Igreja dar um monte de desculpas. Muita gente vem aqui dar um monte de desculpas, que a mulher, que a mulher… Tu tens que amar a tua mulher como Cristo amou a Igreja. Tu pensas que Cristo ama pessoas perfeitas? Nenhum de nós é perfeito. Eu sou o vaso pior da Igreja, meu vaso é barro, basta um peteleco que eu me quebro todo. Muita gente vive dando desculpas para tudo. É o hálito. Chupa uma pastilha Valda, amado! O chulé do meu marido é insuportável. Põe uma água escaldada com sal e permanganato de potássio que sai tudo. Cheira o sovaco. Raspa, põe minâncora, que vai sair o odor do sovaco todo. Polvilho anti-séptico granado.

Agora, e o respeito à vida da mulher. É muito simples. A mulher não foi feita para ser maltratada.

– Pastor, agora tu te colocaste do lado delas? Não, eu me coloquei do lado de Deus. Não pode haver desculpas para nada. Por isso estou dizendo: Há muita gente com altas expectativas, mas não se prepara para nada, tem baixo preparo. Uma pessoa, quando namora, já sabe se a outra tem mau hálito, se não tem mau hálito, se tem chulé, se não tem chulé, se tem dente podre ou se não tem dente podre, se tem caspa ou se não tem caspa. Quando a pessoa está namorando, não vê nada disso? Ele vê: Ai que cabelo bonito, grisalho. Depois de casado, que vai dizer?

– Hum! É caspa! Não viu que era caspa? Abre os olhos na hora de beijar. Vê o que tem. Se tem caspa, se tem dente estragado e manda consertar. Nós tínhamos um casal que viajou para fora do Rio de Janeiro, o rapaz tinha uma boa posição social e começou a namorar uma garota da Igreja. A garota muito bonita, o rapaz também, só que o rapaz tinha os dentes todos podres e era diretor de um banco. E a garota desesperada me dizia:

– Apóstolo, como é que eu faço? Quero dar um beijo, mas o negócio fica complicado na hora. Eu falei:

– Irmã, senta com o rapaz e diz: Olha só, vamos ali, num lugar, falar com um amigo meu, não diz que é o dentista, que assusta. Leva lá, diz que é um amigo que se veste de branco, que coloca uma máscara azul. Olha, levou a um dentista, o médico forrou tudo, no fim, o rapaz estava bem. Ele não sorria porque não escovava os dentes, depois, ele aprendeu. Depois de uns seis meses, tudo construído, casaram-se. Se ele não tivesse consertado os dentes, talvez tivessem casado e três meses depois se divorciado, por causa dos dentes estragados. Então,

4-Deus quer que os maridos sejam totalmente fiéis. Eu disse totalmente, fiéis. Totalmente quer dizer o quê? Quantos por cento? 101 por cento. Olha o que diz Malaquias 2:13-16: “Ainda fazeis isto: cobris o altar do SENHOR de lágrimas, de choro e de gemidos, de sorte que ele já não olha para a oferta, nem a aceita com prazer da vossa mão. (14) E perguntais: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. (15) Não fez o SENHOR um, mesmo que havendo nele um pouco de espírito? E por que somente um? Ele buscava a descendência que prometera. Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. (16) Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.”

Eis as duas formas restritas e muito tristes que Deus permite a separação. Primeiro, quando há repúdio. Duas pessoas casadas, sendo que uma delas, por fora, mantém uma vida sexual com uma outra pessoa. Isso se chama repudiar. Deus disse:

– Eu odeio! E Ele disse:

– Quando cobre de violência. Quer dizer que há pessoas, na nossa cultura e nas outras culturas, que cobrem suas vestes de violência.

Uma vez, conversei com um senhor amigo, na Europa, sobre a questão de bater nas pessoas da família. E ele me disse:

– Olha, tudo bem meia dúzia de chapadas na mulher, mas com sinto, não. Quer dizer que meia dúzia de chapadas a mulher tinha que aceitar?

Não aceites ser humilhada. Tu és uma mulher imagem e semelhança de Deus. Não aceites ser pisada, não aceites violências, não é isso que é família de Deus. Deus disse:

– Eu odeio! Cuidado para não serem infiéis. Eu odeio que as pessoas criem repúdios, que quebrem os laços do sangue do casamento.

E as conseqüências são muito sérias. As pessoas se habituaram a dar desculpas, desculpe a expressão, esfarrapadas.

– O senhor sabe, Apóstolo, é que não é mais a mesma coisa. A coisa começou a enferrujar e agora virou pó. Se virou pó e enferrujou é porque tu não cuidaste. Se o amor enferruja é porque não está sendo cuidado. E o diabo sabe como é que amarra essas coisas. A primeira coisa que ele faz é colocar o marido para dormir na sala e a mulher no quarto. Há pessoas que vivem assim há anos.

O que disse Deus a Abraão? Gênesis 18:19: “Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do SENHOR e pratiquem a justiça e o juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito.”

O homem deve colocar ordem com a instrução bíblica. Portanto, meu amado, se tu não lidares com tua esposa com a verdade, se tu abusares da esposa, ou a ignorares, ou fores desleal, isso é rebelião contra Deus. Tu vais perder tempo em orar, em ler a Bíblia, ou em ir à Igreja. Nada acontece na vida.

– Pastor, mas estamos muito feridos um com o outro?

Estamos na Igreja, debaixo do Espírito de Deus para corrigir isso tudo. A esposa não precisa ser maltratada, e tem muita gente que maltrata e, depois, manda perfumes. A esposa não precisa de perfume quando é maltratada. Cristo já é o seu perfume, o aroma. E saibas de uma coisa, homem da Igreja: o Senhor é o defensor da tua mulher. Até que tu trates a tua mulher como Deus diz, nada vai prosperar.

Eu vejo, às vezes, amado, os olhos de tristeza de algumas senhoras da Igreja. Tu olhas no semblante e vês: Essa senhora é maltratada, essa senhora é humilhada, é envergonhada. Olha, um homem que tem a coragem de meter a mão, dar uma chapada na sua esposa, ou de pegar um cinto, isso não é homem. Para mim deveria estar no Bangu três, ou dois, ou no um!

Somos evangélicos, amado, e eu queria terminar, dizendo: Marido, temos que amar as nossas esposas e os nossos filhos, como Cristo amou a Igreja. E tu sabes que uma das coisas que destrói o relacionamento de um casamento é quando há egoísmo.

– Não, porque este aqui é o meu carro; esta aqui é a minha televisão; este é o meu CD; este é o meu DVD… Egoísmo dentro de um casamento fragiliza muito o casamento. Quando um homem e uma mulher se casam, se casam para dividir a vida. Eu conheço maridos que dizem às esposas:

– Olha, fazemos um negócio: tu pagas a água, e eu pago…

Amado, o que isso? Um homem quer uma esposa para ter seus filhos, para ter seu prazer emocional, físico. E, depois, a mulher pergunta:

– Quanto tu ganhas?

– Tu não tens nada que saber! Tu és metida, és igualzinha à tua mãe, enxerida. Já queres saber quanto eu ganho… por quê? Queres o que?

– Não, só para saber. É porque eu queria fazer a minha unha.

– Unha? Rói, come até o sabugo. Agora, gastar quinze reais para fazer as unhas? Quando a mulher precisa se humilhar para fazer a unha, isso é egoísmo. Depois, ele aparece com uma camisa da Borelli de cento e setenta reais, e para a esposa, nem quinze reais para fazer a unha? Mas, para ele, camisa de seda, quer camisa de punho dobrado, quer cinto da Boss… Para a mulher coisas do camelô. Depois, chega à noite, ele fala:

– Meu amorzinho!!! E a esposa diz:

– Amorzinho? Vai no camelô.

Então, o egoísmo não pode existir na vida de um casal evangélico.

Outra coisa: a esposa precisa ter uma mesada, nem que seja pequena, mas precisa de mesada para se cuidar. Ela precisa ter uma parte que é dela. A mulher não precisa se humilhar para ter, o marido deve ceder e dar a parte da mulher para ela se cuidar. O marido não precisa dar um salário, mas uma parte e dizer:

– Amor, esse dinheiro é seu.

Amado, o que de melhor um homem pode fazer é amar sua esposa. Seus filhos ficarão imensamente gratos.

Assim seja assim disse o Senhor!Glória a Deus!

PROFECIA DO DIA 15/05/2005 – DOMINGO MANHÃ

APÓSTOLO MIGUEL ÂNGELO

Meus irmãos, eu temo e tremo por estar na presença de Deus. Desde o início deste encontro, desta celebração, o Senhor tem me dado uma visão que me impediu totalmente de continuar cantando. O Espírito de Deus, em revelação profética, me mostra um campo com árvores. Mas, essas árvores estão, curiosamente, expostas de forma totalmente diferentes. Eu vejo, por exemplo, uma figueira dando mangas; eu vejo uma videira com figos; eu vejo uma laranjeira com pêras. Eu vejo inúmeras árvores com frutos que não pertencem àquela qualidade de árvore.

O Senhor está me mostrando que, quando esses frutos são abertos, quando são partidos, não têm nada dentro. E o Senhor me mostra uma árvore totalmente, envelhecida, já sem folhas, tombando, sem raízes. E eu estava perguntado ao Senhor o que significava isso, profeticamente, e o Senhor me diz:

– Essas árvores são vidas que eu trouxe aqui esta manhã. Esses frutos, que não condizem com a qualidade da árvore, são em função de alterações, modificações, situações que pessoas estão vivendo. Porque não estão absorvendo da parte do Senhor o que deveriam absorver.

Então, os frutos são diferentes do que se podia esperar. E, por isso, eles são vazios, não têm resultados, porque lhes falta algo importante, esta manhã.

E o Senhor me mostra, agora, que sobre essas árvores, especialmente sobre essa árvore caída, já sem folhas, é alguém que chegou aqui com alterações físicas, alterações nos seus hormônios, alterações em todo o seu sistema cardio-respiratório, como uma árvore caída, já sem folhas, como que pronta para morrer. Frutos vazios, sem nada dentro. Cada fruto que vai sendo quebrado não tem nada absolutamente, nada. E árvores com frutos que não condizem.

Então, o Senhor está dizendo que há alterações que precisam acontecer nesta manhã. Há mudanças que precisam ser fortes, esta manhã. Há algo que Deus quer fazer na vida de alguém que Ele trouxe aqui. Esse alguém é essa árvore que está como uma árvore morta. Alguém que não tem mais vontade de viver, alguém que não tem mais expressão de vida, alguém que disse:

– Acabou tudo da minha vida. Alguém que esperava frutos, mas está vazia. Esse fruto, quando se parte, quando se abre, não tem nada dentro. Alguma coisa, que Ele está me dizendo que Ele vai fazer uma grande mudança em quem chegou a essa situação, em quem alterou esses frutos, quem comandou esse tipo de alteração genética, nessa árvore. O Senhor está me dizendo que houve interferências, que houve movimentos estranhos, que das raízes, nessas raízes, agora, o Senhor me mostra há todo o tipo de répteis, de animais rastejantes que estão se alimentando dessa árvore. E, essa árvore não poderia ser conforme está sendo mostrada. Há que mudar, diz o Senhor. Eu estarei mudando.

Então, agora, o Senhor me mostra, em visão espiritual, uma grande chuva, como que uma chuva dourada, uma chuva brilhante que, quando vai tocando a cúpula dessa árvore, quando vai tocando as raízes dessa árvore, essa árvore vai se moldando. Essa árvore parece que começa a tomar vida, os galhos vão se estendendo, as folhas vão se tornando verdes, os frutos vão se tornando da qualidade da árvore.

Então, o Senhor me diz:

– Eu estou realizando um grande milagre na vida de pessoas, nesta manhã.

A tua vida começa, agora, a dar frutos. Sim, agora eu vejo a videira dando uvas; agora, eu vejo a figueira dando figos; agora, eu vejo a laranjeira dando laranjas. Porque Deus veio sobre essas vidas. E, essa chuva dourada mostra a Glória de Deus, tem a ver com a Glória de Deus. Sim, a Glória de Deus está sobre essas vidas.

Finalmente, vejo essa árvore que chegou aqui, esta vida, ela estava tombada, ela estava sem raiz, ela estava seca. E, essa chuva dourada está caindo sobre essa árvore. E, essa árvore começa, agora, a se erguer, a se levantar. Eu começo a ver esses ramos se estendendo. Eu começo a ver a copa da árvore se formando. Eu começo a ver raízes crescendo e se aprofundando. O Senhor diz a essa árvore:

– Tu não morrerás. Tu viverás.

Pastor Jorge Firmino fala em línguas:

Tradução do Apóstolo Miguel Ângelo: Eu te tenho falado. Tu tens Me ouvido. Se não permanecerem em Mim, se não estiveres ligado em Mim, tu nunca darás frutos.

Pastor Jorge Firmino fala em línguas:

Tradução do Apóstolo Miguel Ângelo: Eu tenho te falado: A árvore que não dá frutos é cortada e é jogada fora e é queimada. Mas, aquela que está ligada em Mim, Eu sou a seiva, Eu a alimento. Ela dará muitos frutos porque Eu sou Deus. O Deus que faço esse milagre em tua vida. Em nome do Senhor.

Pastor Jorge Firmino fala em línguas:

Tradução do Apóstolo Miguel Ângelo: Ei! Estou te falando. Ei! Estou te falando: Eu sou o Senhor Deus. Fui Eu que te trouxe a este lugar. Eu mostrei a meu servo esta árvore caída, sem vida. Eras tu. Eras tu. Mas, esta manhã, eu o Senhor, que te trouxe pela mão, Eu coloco a tua vida em terra fértil. Eu te dou vida de volta. Tu darás frutos. Tu darás frutos. Tu darás frutos.

Pastor Jorge Firmino fala em línguas:

Tradução do Apóstolo Miguel Ângelo: Vinde ao altar. Vinde! Vinde! Vinde ao altar! É deste altar que está fluindo a tua vida. Vinde! Vinde! Aleluia.

Pastor José Tadeu fala em línguas:

Tradução do Apóstolo Miguel Ângelo: Muito tens feito, muito tens semeado e pouco tens colhido, porque não tens raízes em Mim, não tens me obedecido. Tens colocado a tua vida como num saquitel. É furado. A tua vida tem se esvaído. Foi assim que aqui chegaste. Foi assim que aqui chegaste.

Pastor José Tadeu fala em línguas:

Tradução do Apóstolo Miguel Ângelo: Mas, esta manhã, Eu te cubro com a Minha Glória. Esta manhã, Eu te tomo em meus braços. Esta manhã, Eu te trago para ribeiros com águas correntes. Eu alimento esta árvore da tua vida. E, começas agora a dar frutos.

Pastor José Tadeu fala em línguas:

Tradução do Apóstolo Miguel Ângelo: Eu farei com que o teu deserto floresça. Eu farei com que o teu ermo floresça e tu verás, como a Minha Glória transformou a tua vida. Portanto, hoje, hoje, ouve, ouve o que Eu te digo, porque Eu sou o teu Senhor. O Meu milagre já aconteceu, esta manhã.

Pastor José Tadeu fala em línguas:

Tradução do Apóstolo Miguel Ângelo: Quem é aquele que Me está dando ouvidos? Vem ao altar! Vem ao altar e bebe da água, da água da vida. Eu te dessedentarei! Eu tirarei a fome. Eu tirarei a angústia. Eu tirarei o medo da tua vida.

Pastor José Tadeu fala em línguas:

Tradução do Apóstolo Miguel Ângelo: E todos verão e dirão: Foi Deus quem fez. Todos dirão e verão: Foi Deus quem fez. Fui Eu que fiz. Sou Eu o Senhor que te fala.

Pastor José Tadeu fala em línguas:

Tradução do Apóstolo Miguel Ângelo: Vinde! Vinde todos. Vinde todos que tende sede e bebei de Graça da Minha água, a Água da Vida. Aleluia. Da Água da Vida. Da Água da Vida. Da Água da Vida. Aleluia, Deus.

Se essa Palavra profética chegou ao teu coração como resposta, se tu chegaste aqui, esta manha, como uma árvore onde os frutos estavam vazios, onde nunca aconteceu nada de bom, na tua vida, o Senhor te chama à obediência, esta manhã. Vem do teu lugar. Vem diante do altar. É hora de receberes esta Água em tuas raízes. É hora de receberes, agora, o milagre de Deus. É hora de veres que Deus não se esqueceu de ti. Glória a Deus.

O Espírito me diz para eu insistir com esta pessoa que se sentiu como uma árvore morta, árvore tombada, árvore seca, o único pensamento que veio à sua mente foi a morte. Onde está essa pessoa? Aleluia. Glória a Deus. Mais alguém? Dois. Mais alguém? Três. Mais alguém? Mais alguém? Mais alguém? Mais alguém? O Espírito está falando à Igreja. Oh! Espírito Santo, Oh! Espírito Santo, Oh! Espírito Santo. O cheiro de morte será substituído pelo aroma de Cristo. Deus te chamou para venceres.

Satanás tentou a todo custo. Foste atacado violentamente nestes últimos dias. Mas, saibas de uma coisa: Quando o Satanás ataca com persistência alguém, é porque Ele sabe que do trono de Deus está para se manifestar algo poderoso, na sua vida. Quando Satanás insiste em atacar vidas, fazendo com que frutos se tornem vazios, com que árvores se tornem sem expressão, é porque a mão de Deus está para liberar algo poderoso dos céus, esta manhã! (nesse momento o Apóstolo fala em línguas espirituais).

É porque a mão de Deus tem uma promoção para a tua vida. É porque uma porta grande está para se abrir. É porque Deus já tem preparado algo e está sendo liberado. Há algo que Deus preparou e o mundo espiritual lutou, lutou, lutou e luta até hoje. Mas, o Senhor libera, agora, sobre a tua vida este milagre, este milagre, este milagre sobre a tua vida. O Senhor liberou, agora, neste momento. Toma posse! Diz: Eu recebo este milagre! Aleluia.

Todos esses ataques, durante estes últimos dias foram em função dessa reunião desta manhã. O Senhor já tinha preparado para tu algo de extraordinário e o inimigo queria impedir que esse milagre chegasse à tua vida, mas chegou à tua vida. Chegou à tua vida! Chegou à tua vida! Chegou à tua vida! Deus está, agora, liberando das Suas mãos, do altar, do trono, tudo o que o inimigo lutou, tudo o que o inimigo forçou, tudo o que o inimigo quebrou, foi quebrado, esta manhã.

O Senhor está te restituindo o que o gafanhoto te levou durante toda a tua vida. O Senhor está trazendo de volta aquilo que o diabo te tirou. Eu sabia, eu sabia que essas lutas que temos enfrentado, nestas últimas semanas, são porque Deus tinha preparado algo grandioso para todos nós. Recebe esse milagre! Começa, agora, a ver uma árvore dando frutos e dentro do fruto há fruto, há fruta, há conteúdo, há vida, há prosperidade, há abundância, há saúde. Aleluia.

Quanta luta tu tens tido? Há pessoas que nestas últimas setenta e duas horas têm tido lutas diabólicas. O diabo sabia que Deus tinha preparado algo grande para a tua vida.

Tu que esperavas uma porta de emprego. Tu que esperavas a liberação de um dinheiro. Tu que esperavas uma promoção, um milagre de cura. O diabo lutou essas duas semanas, essas últimas horas, mas ele, quando se levanta, é para cair. Ele não pode prevalecer. O amor de Deus é muito maior do que qualquer mal. O amor de Deus venceu. Tu venceste! Tu venceste! A tua árvore está dando fruto! A tua árvore está dando fruto! A tua árvore está viçosa! (nesse momento o Apóstolo fala em línguas espirituais).

Aleluia. Aleluia. Levanta as tuas mãos para os céus. Diz: Senhor Jesus, eu ouvi a Tua voz. Eu recebi em meu coração, no meu espírito, na minha mente que o Senhor não tem braços encurtados, não tem ouvidos fechados, não tem olhos cegos. O Senhor tem a Sua mão sobre mim. Ele ouviu o meu clamor! Ele viu as minhas lutas. Ele viu os ataques que eu sofri. E eu recebo, agora, a solução, o milagre. Eu recebo o milagre. Eu recebo o milagre. Eu recebo o milagre. Eu recebo o milagre do teu trono, a Tua mão libera para a minha vida a solução para os meus problemas, a cura, a transformação, a mudança, a porta aberta, a chave da vida. Eu venci. Eu venci. Eu venci. Eu venci. Eu venci. Eu venci. Eu venci. Eu venci. (nesse momento o Apóstolo fala em línguas espirituais).

Oh, anjos de Deus, anjos de Deus cubram esta Igreja, cubram este povo. Cubram e dêem cobertura! (neste momento, o Apóstolo fala em línguas espirituais). Eu creio no poder da oração. Eu creio no poder da oração. Eu creio no poder da oração. Quem crê diz: Amém. Quem crê que recebeu diz: Amém. Quem crê no milagre diz: Amém. Eu creio no poder da oração. (neste momento o Apóstolo fala em línguas espirituais).

Levanta tuas mãos para os céus e diz: Senhor Jesus, eu creio, mesmo tendo esperado contra a esperança, que nesta manhã, a minha vida, a minha árvore já está dando fruto. Eu sei, Senhor, em quem eu tenho crido. O meu Deus pode fazer e já fez infinitamente, mais do que eu pensei, ou do que eu pedi. Eu creio no poder da oração. Eu creio no poder da oração. Aleluia. Aleluia. Espírito Santo sopra, esta manhã, sobre a Igreja. Aleluia. Deus maravilhoso! Santo! Diz: Eu recebi o que eu precisava. Diz: Eu creio. Eu recebi o que eu precisava. Aleluia. Aleluia. Aleluia. Começa a dizer aleluia. Diz: Glória a Deus. Diz: Glória a Deus. Diz: Glória a Deus! Aleluia. Aleluia. Aleluia. Aleluia. Aleluia. Santo. Santo. Santo. Há anjos de Deus, neste lugar, amado. Há anjos dando cobertura a este lugar. Eu quero ver a expressão de fé do povo desta Igreja, amado. Não é calado, não. Abre a tua boca. Diz o que tu crês. Diz aquilo que tu creste.(neste momento, o Apóstolo fala em línguas espirituais).

Amado, o inimigo sabia que o que Deus tinha preparado era muito grande. Há coisas que tu vais ver, que tu vais dizer: Não sei como isso pode acontecer, como é que essa porta se abriu, como é que esse negócio foi feito, como é que eu fui promovido, como é que uma porta se abriu! Aleluia. Aleluia. (neste momento o Apóstolo fala em línguas espirituais).

Sopra, Deus, Sopra! Sopra, Deus, sopra! Sopra sobre a Igreja. Sopra sobre a Igreja, Deus! Manda o Teu sopro divino, Pai. Agora, Pai, em nome de Jesus Cristo, em nome de Jesus. Em nome de Jesus. Em nome de Jesus. Em nome de Jesus. Em nome de Jesus. (neste momento, o Apóstolo fala em línguas espirituais).

Aleluia. Sai demônio. Sai desta vida. Sai espírito opressor. Sai desta vida em nome de Jesus.(neste momento, o Apóstolo fala em línguas espirituais).

Oh, Deus. Aleluia. Glória a Deus. Glória a Deus. Glória a Deus. Glória a Deus. Glórias, Glórias, Glórias. Aleluia. Aleluia Deus. Aleluia Deus. Fala em línguas, amado. Fala em línguas. Fala em línguas. Esta manhã é de avivamento. Fala em línguas. (neste momento, o Apóstolo fala em línguas espirituais). Fala em línguas. Tu podes falar em línguas. Tu estás completo. Nada te falta. (neste momento, o Apóstolo fala em línguas espirituais).

Glória a Deus. Glória a Deus. Glória a Deus. Glória a Deus. Glória a Deus. (neste momento, o Apóstolo fala em línguas espirituais).

Aleluia. Aleluia. Glória a Deus. Aleluia. Aleluia. Aleluia. Aleluia. Aleluia. O inimigo sabia que tinha um grande milagre. A mão de Deus já liberou este milagre. Os frutos já estão na tua vida. Inexplicavelmente! Inexplicavelmente! Aleluia. Aleluia. Aleluia. (neste momento, o Apóstolo fala em línguas espirituais). Quebramos toda a maldição, tudo que está em alguma família, alguma maldição hereditária que seja quebrada, esta manhã. Alguma maldição de doença seja quebrada, esta manhã, pelo Dom profético que está sobre a Igreja, em nome de Jesus. Sejam quebradas portas, trancas, tudo aquilo que o inimigo fechou está aberto, esta manhã. (neste momento, o Apóstolo fala em línguas espirituais). Aleluia! Aleluia! Aleluia! Santo! Santo! Santo! Santo! Santo! Santo é o Senhor! Vamos Igreja, vamos Igreja. É hora de tu louvares a Deus. É hora de tu veres o milagre de Deus. É hora! É hora! É hora de tu veres o milagre! (neste momento, o Apóstolo fala em línguas espirituais). Aleluia. Aleluia. Aleluia. (neste momento, o Apóstolo fala em línguas espirituais). Louva, adora, glorifica, crê, obedece. Aleluia! Aleluia!(neste momento, o Apóstolo fala em línguas espirituais). Crê. Crê. Crê. Crê. Crê. Crê. Crê. Crê. Crê. Espírito Santo… Espírito Santo… Espírito Santo… Espírito Consolador… Espírito Confortador… Espírito que dá forças. O inimigo sabia que Deus tinha algo grande para liberar à Igreja, esta manhã. A razão das tuas lutas, de tu teres até perdido as forças para viver, era porque Deus tinha algo no trono, tinha algo do trono, tinha algo do trono.

Antes de tu voltares ao lugar, antes de tu te sentares, como tu já venceste, esta manhã, abraça a pessoa que está do teu lado e diz: Vencemos. Vencemos. Vencemos.

ver mais notícias