Benetton lança o inovador conceito “malha de fio único”

se pudéssemos tecer malhas sem costura usando apenas um único rolo de fio? Isso permitiria uma utilização de quase 100% do fio original sem gerar qualquer desperdício durante o processo de fabricação. O conceito de ‘malha de fio único’, fabricada com a tecnologia wholegarment foi lançado recentemente pela marca italiana Benetton.

A camiseta manga longa, que pesa 130 gramas, foi produzida com apenas um único rolo de 500 metros de fio, tecida sem costura numa máquina de tricô 3D da japonesa Shima Seiki. A peça, que leva uma hora para ficar pronta, chega em seis cores e é feita co um fio mais sustentável com 90% lã merino e 10% caxemira. A peça é produzida em Treviso, na Itália, por isso seu nome TV-31100, remetendo ao código postal da localidade.

Este conceito de ‘malha de fio único’, que fabrica roupas inteiramente sem costura como se fosse uma impressora 3D, é o mais sustentável de todos e implicaria as seguintes etapas:

benetton-malha-fio-unico-2

Começamos com o design e produção de uma roupa de malha, usando apenas um longo pedaço de fio com um comprimento específico. Depois de um certo tempo de uso, a malha é devolvida na loja pelo consumidor para ser enviada de volta à fábrica para reciclagem.

Na fábrica, a malha é cuidadosamente picotada e depois transformada quimicamente num novo rolo de fio, para ser reutilizado na máquina de tricô e tecer uma ‘malha de fio único’ com novo design. Graças à construção, a peça ganha um melhor ajuste e amplitude de movimento, porque não tem costuras.

benetton-malha-fio-unico

Com a nova tecnologia de reciclagem química com líquido iônico, este processo poderia ser repetido infinitamente com a adição esporádica de pequenas quantidades de fios novos para tecer fios de alta qualidade.

Imagine o que esse conceito poderia trazer à indústria da moda em termos de sustentabilidade com a fabricação de roupas sem gerar desperdício com um único fio reciclável? A roupa poderá ser produzida sob demanda e personalizada também.

ver mais notícias