Maior diamante azul da história vai a leilão por US $ 45 milhões

Acasa de leilões Christie’s anunciou a venda de um diamante azul chamado “The Oppenheimer Blue”, apontado como o maior diamante já oferecido em um leilão.

A venda terá lugar na Suíça e será realizada no “Four Seasons Hotel des Bergues”, em Genebra no dia 18 de maio de 2016. Este diamante azul de corte retangular é esperado para hipnotizar ambos os colecionadores e entusiastas de todo o globo.

O diamante que pesa 14,62 quilates leva o nome de seu proprietário anterior – Sir Philip Oppenheimer, da família que fundou a De Beers, agora controlada pela Anglo American, é o diamante com a maior e mais clara saturação de azul possível. A peça tem estimativa de venda entre US $ 38 e US $ 45 milhões. “The Oppenheimer Blue” foi graduada como pedra viva devido a sua cor espetacular.

O leilão ocorre numa altura em que o mercado mundial de joias está em queda. As vendas, segundo a Euromonitor Internacional e citada pela Bloomberg, afundaram mais de 4% em 2015, passaram de 38,5 milhões de dólares para 36,9 milhões. Ainda assim no limite, o mercado tem mostrado uma resiliência assinalável. E certo que a história das grandes pedras sempre foi uma história de sucesso. Os grandes diamantes, em especial os diamantes de cor, tem sempre a venda garantida por quantias recordes.

Comentando sobre o diamante, Tom Moisés, executivo e vice-presidente da Gemological Institute dos Estados Udios, afirmou: “Alcançar as cores mais fortes em formas tradicionais, tais como a o diamante “Oppenheimer Blue”, só pode ser alcançado com a cor intrínseca altamente saturada do diamante bruto. A cor e a clareza deste diamante azul combinado com o seu estilo de corte tradicional é verdadeiramente excepcional “.

Nos últimos tempos, há muito poucos diamantes azuis que foram leiloados, de modo que este leilão iria proporcionar uma boa oportunidade para os colecionadores. E entusiastas da gema interessados em olhar para este diamante sedutor, pode fazê-lo entre os dias 13 a 18 de maio de 2016, no mesmo local.

 

ver mais notícias