Molécula fundamental para o início da vida é descoberta no espaço

RIO — Cientistas descobriram pela primeira vez uma molécula orgânica complexa no espaço que tem a mesma estrutura assimétrica das moléculas que são fundamentais para a vida na Terra.

A molécula, o óxido de propileno, foi detectada em uma gigantesca nuvem de gás e poeira perto do centro da Via Láctea.

Semelhante a um par de mãos humanas, certas moléculas orgânicas, incluindo o óxido de propileno, possuem versões espelhadas de si próprias, uma propriedade química chamada quiralidade.

A descoberta de óxido de propileno no espaço fortalece a teoria de que a quiralidade tem origens cósmicas.

“É um salto pioneiro em nossa compreensão da origem das moléculas no Universo e em seus efeitos sobre as origens da vida”, disse, em comunicado, o químico Brett McGuire, do Observatório Astronômico National Radio, na Virgínia (EUA).

Estes tipos de moléculas, vitais para a biologia, foram descobertas anteriormente em meteoritos na Terra e nos cometas em nosso próprio Sistema Solar, mas nunca antes na enorme extensão do espaço interestelar.

Os resultados impulsionam a noção de que os blocos de construção químicos para a vida foram entregues para a Terra no início de sua História por corpos celestes, como meteoritos e cometas que incorporaram essas moléculas a partir do espaço.

A pesquisa foi publicada na edição desta semana da revista “Science”.