Asteroide vai passar perto da Terra no próximo dia 8

RIO — Os dados ainda não são precisos, mas o que se sabe é que o asteroide batizado como 2013 TX68 passará perto da Terra no próximo dia 8. Observações da Nasa apontam que o corpo, com cerca de 30 metros de diâmetro, deve passar a cerca de 5 milhões de quilômetros do planeta, mas existem chances de a aproximação ser maior, de apenas 24 mil quilômetros. A distância entre a Terra e a Lua é de 384 mil quilômetros. Felizmente, dizem os pesquisadores, não existe possibilidade de choque.

Essa variação nas previsões é explicada pela ampla gama de possíveis trajetórias do objeto, já que ele está sendo rastreado há pouco tempo. O asteroide foi descoberto no dia 6 de outubro de 2013, quando se aproximou do planeta durante a noite. Após três dias sendo rastreado, ele passou para o lado claro do céu e não pode mais ser observado. Por não ter sido rastreado por longo período, os cientistas não podem determinar a órbita precisa em torno do Sol, mas foi possível determinar que o 2013 TX68 não se chocará com o planeta ao longo dos próximos cem anos.

— A órbita deste asteroide é um pouco incerta, e será difícil prever onde procurá-lo — disse Paul Chodas, gerente do Centro para Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS, na sigla em inglês), órgão ligado à Nasa. — Existe a chance de o corpo ser localizado pelos nossos telescópios de procura por asteroides quando ele se aproximar, nos fornecendo mais dados para definir com precisão sua órbita em torno do Sol.

O 2013 TX68 tem tamanho estimado em cerca de 30 metros de diâmetro. Por comparação, o asteroide que cruzou a atmosfera em Chelyabinsk, na Rússia, há três anos, tinha aproximadamente 20 metros. A entrada na atmosfera de um asteroide com as dimensões do 2013 TX68 provocaria uma explosão de ar com cerca de duas vezes a energia do evento de Chelyabinsk, estimada em 500 quilotons. A bomba atômica de Hiroshima tinha 13 quilotons de energia.