Brasília Amapá |
Manaus

Número de grávidas com manchas vermelhas na pele cresce 8,5% em uma semana no Rio

Compartilhe

RIO — Desde 18 de novembro de 2015, quando passou a ser obrigatória a notificação de gestantes com manchas vermelhas no Rio, já foram registrados 5.660 casos no estado, de acordo com o Boletim Epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira. O boletim da Secretário de estado de Saúde registra um aumento de 8,5% em relação ao informe anterior, divulgado no último dia 3.

Do total das notificações de mulheres com manches na pele, houve confirmação do vírus Zika em 235 casos. No entanto, ainda não confirmação de malformação de fetos nesses casos.Todas as grávidas serão monitoradas até o fim da gestação.

MICROCEFALIA E GUILLAIN-BARRÉ

Até o último dia 5, dois casos de microcefalia associados a infecções congênitas foram confirmados por critérios clinico-radiológicos no estado. Outros 289 estão sob investigação.

Desde julho do ano passado, foram notificados 50 casos de Síndrome de Guillain-Barré no estado. Destes, 21 possuem relato de manchas vermelhas na pela — principal sintoma da infecção pelo vírus Zika — e seguem sendo investigados, 17 aguardam resultados de exames laboratoriais. Outros nove são compatíveis com infecção por Zika e três foram descartados por não possuírem quadro clínico compatível.

A notificação de gestantes com manchas vermelhas na pele, em qualquer fase da gestação, deve ser feita por profissionais de saúde no prazo de até 24 horas após a identificação do problema. Para isso, a secretaria disponibiliza o e-mail [email protected], além de formulário específico no site da secretaria ou pelos telefones (21) 2333-3993, (21) 2333-3996, (21) 98596-6553.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7