Brasília Amapá |
Manaus

Dois mortos e sete feridos no Alemão em menos de 48 horas

Compartilhe

RIO – Tida como um marco para a Segurança Pública do Rio, a ocupação, seguida de um processo de pacificação, do Complexo do Alemão, em novembro de 2010, tem tido revezes cada vez mais preocupantes para a comunidade local. De sexta-feira até a madrugada deste domingo, por exemplo, dois homens morreram e sete pessoas foram baleadas em favelas do complexo. Entre os feridos estão um menino de 7 anos e três policiais militares, que não correm risco. Os mortos são Igor Quirino Lopes da Silva, o Salgadinho, de 27 anos, que tinha mandado de prisão pela morte do soldado Fábio Gomes da Silva, de 30 anos, ocorrida em junho de 2014; e um homem ferido durante confronto entre traficantes e policiais, por volta das 4h30m da madrugada deste domingo. Somente este ano, 17 militares foram baleados no Complexo do Alemão, três deles neste fim de semana.

Segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), um dos PMs feridos foi alvejado no tiroteio de domingo. Ele sofreu ferimentos leves, foi medicado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itararé, para onde também chegou a ser levado o homem que acabou morrendo, e foi liberado em seguida. Até ontem, a CPP não tinha informado a identificação do morto. De acordo com a coordenadoria, dois carregadores de fuzil AK-47 foram apreendidos na ação.

Por volta das 2h de domingo, Thiago da Silva Pereira, de 19 anos, deu entrada na mesma UPA com um tiro na barriga. Ele foi transferido em estado grave para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, o ferido foi submetido a uma cirurgia na tarde deste domingo. Ainda não se sabe do resultado do procedimento.

Igor Quirino, o Salgadinho, foi encontrado no início da noite de sábado na UPA Itararé, onde chegou com um tiro no peito. Ele chegou a ser levado para o Hospital Salgado Filho, mas não resistiu. O soldado Fábio Gomes da Silva morreu depos de ser atingido no rosto na noite de 21 de junho de 2015. Ele e chegou a ser levado ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte, mas morreu na manhã do dia seguinte. Ele era lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Fazendinha e participava de um patrulhamento no grupo atacado pelos bandidos.

Segundo a corporação, os PMs foram atacados por bandidos escondidos na localidade conhecida como Valão, que fizeram cerca de 30 disparos. Além de Fábio, outro policial foi ferido por estilhaços. Um segundo confronto, ocorrido poucas horas depois, terminou com a morte de pelo menos dois suspeitos de ter ligação com o tráfico de drogas. Como em outros tiroteios com vítimas, o policiamento foi reforçado em todo o complexo de favelas no dia seguinte, com agentes de outras UPPs e do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

O menino Iury de Souza Calheiro, de 7 anos, foi atingido no fim da tarde de sexta-feira quando jogava bola com amigos em frente à casa de um tio. Ele foi ferido por dois tiros numa das pernas. Transferido para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, Iury foi submetido a uma cirurgia para a instalação de uma placa de metal na perna atingida, que sofreu fratura. O garoto não corre risco e está em recuperação. Ainda não há previsão de alta.

No mesmo horário, Luiz Carlos do Nascimento, de 62 anos também foi baleado. Ele foi levado para Hospital Estadual Getúlio Vargas. No sábado, a Secretaria estadual de Saúde informou que seu quadro de saúde era estável.

A Coordenadoria de Polícia Pacificadora emtiu a seguinte nota a respeito dos últimos confrontos no Complexo do Alemão.

“No início da noite deste sábado, uma equipe policial da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Alemão, que fica baseada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itararé, no Complexo do Alemão, localizou Igor Quirino Lopes da Silva, conhecido como Salgadinho, de 27 anos, sendo atendido. Igor foi transferido para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu. Segundo o portal dos Procurados, Salgadinho é acusado pela morte do Soldado Fábio Gomes da Silva, de 30 anos, em 23 de junho de 2014. Segue o link do Portal dos Procurados com as informações do Igor Quirino Lopes da Silva, vulgo Salgadinho: http://www.procurados.org.br/detalhe.php?id=1207

Na mesma UPA, por volta das 2h deste domingo, deu entrada um homem de 19 anos com um ferimento provocado por arma de fogo. Pouco depois, às 4h30m, segundo o comando da UPP Fazendinha, policiais foram alvos de disparos na localidade conhecida como Claro e houve confronto. Um PM e um homem ficaram feridos e foram socorridos para a UPA Itararé. O militar recebeu um curativo e foi liberado em seguida. A outra vítima não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade Hospitalar. Dois carregadores de fuzil AK-47 foram apreendidos na ação. O caso foi registrado na Cidade da Polícia. O policiamento está reforçado por agentes de outras UPPs e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE)”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7