Brasília Amapá |
Manaus

Delegacias de polícia prometem paralisação parcial por 72h

Compartilhe

RIO — A partir do meio-dia de hoje, pelas próximas 72 horas, delegacias da Polícia Civil no estado prometem a suspensão de alguns serviços. Batizada de “Operação Basta”, a iniciativa foi decidida ontem em assembleia extraordinária no Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado (Sindelpol), com participação das associações de policiais, peritos e papiloscopistas. Havia cerca de 70 delegados de polícia dos 500 sindicalizados.

— Estamos pedindo socorro para receber nosso salário em dia. Não é uma greve, é uma paralisação de alguns serviços por 72 horas. Não vamos penalizar a sociedade, por isso os registros urgentes, os crimes graves, as ocorrências que necessitem de perícia, flagrantes, remoção de cadáver, registro de roubos, tudo isso continua normalmente — afirma o delegado Rafael Lopes, presidente do Sindelpol. — A Procuradoria Geral do Estado recebe em dia. Nossa conclusão é: quem defende o estado é mais valorizado do que quem defende a população.

Ainda não é certo quantas delegacias vão de fato aderir ao movimento. O pedido dos policiais que coordenam a paralisação é para que, nos casos de furtos e outros registros em que não haja violência, a população faça o agendamento online de sua visita a uma delegacia, pelo site do Dedic, a Delegacia de Dedicação Integral ao Cidadão (dedic.pcivil.rj.gov.br).

— Pior seria se nos calássemos. A população precisa de uma Polícia Civil forte, que investigue, não de uma instituição com servidores que não recebem e delegacias sem estrutura, onde falta até papel de impressora — diz o delegado, atualmente servindo no Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC).


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7