Brasília Amapá |
Manaus

Um voo mais limpo: Boeing lança banheiro de avião com lavagem automática

Compartilhe

CHICAGO – O tamanho apertado de algumas cabines de banheiro em aviões pode deixar a sensação de limpeza do passageiro a desejar. Pensando nesse problema, uma equipe de engenheiros e designers da Boeing desenvolveu um toalete para aeronaves com lavagem automática que mata até 99,99% através do uso de luz ultravioleta.

A tecnologia desinfecta todas as superfícies da cabine após cada uso em apenas três segundos. O Airbus Group, rival da fabricante da Boeing, está desenvolvendo um produto em conceito similar.

“Estamos tentando aliviar a ansiedade pela qual passamos quando usamos um banheiro que vira um treinamento físico durante um voo”, afirmou Jeanne Yu, diretora de desempenho ambiental da divisão comercial da fabricante de aviões, em comunicado.

O conceito traz uma nova virada para a empresa, segundo Robert Mann, consultante de aviação ouvido pela Bloomberg:

“A Boeing deveria fazer testes em solo em instalações públicas em grandes cidades para desenvolver alguma credibilidade nas ruas”, afirmou.

Ele afirma ainda que o produto pode ajudar as empresas aéreas a economizar dinheiro com gastos de manutenção. Segundo ele, os banheiros “são notavelmente difíceis de manter em padrão elevado”, principalmente pela dificuldade de controlar odores.

O protótipo usa um tipo de luz ultravioleta, diferente dos raios de camas de bronzeamento artificial, que não faz mal a humanos. a iluminação é ativada apenas quando o banheiro não está em uso.

A Airbus está trabalhando em melhorias para cabines de banheiro em jatos comerciais, segundo Ingo Wuggetzer, vice-presidente de marketing da empresa europeia.

“A Airbus está desenvolvendo tecnologias ‘touchless’ para nossos lavatórios futuros, e também incluiremos superfícies ‘antibacteriais’ como acessórios futuros”, afirmou Wuggetzar. “Além disso, além de mehorar a higiene, o ambiente e o frescor geral serão notavelmente realçados. Então, no geral, a Airbus está prestes a aumentar significantemente o nível da experiência dos passageiros ao usarem um lavatório em voos”.

SEM ODORES

A companhia registrou patente para o conceito, que ela diz minimizar o crescimento e a possível transmissão de microogranismos. A higienização até ajuda a eliminar odores do ambiente.

E ainda, o sistema levantaria e abaixaria o assento da privada automaticamente de modo que todas as superfícies sejam expostas aos raios UV. A fabricante de aviões diz ainda que estuda a criação de uma porta que abre sem uso das mãos e um sistema de ventilação a vácuo caso haja algum derramamento líquido no chão.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7