Picasso desembarcou no Brasil com exposição inédita

Um Pablo Picasso ainda inédito para o olhar dos brasileiros cruzou o Atlântico e desembarcou no país com uma mostra que está sendo apresentada em São Paulo e resume a carreira do famoso pintor e escultor malaguenho.

Reunindo 155 obras do mestre espanhol, o Instituto Tomie Ohtake prepara para maio deste ano a maior retrospectiva de Pablo Picasso (1881-1973) realizada no país desde 2004. Entre quadros, esculturas, desenhos, gravuras, peças de cerâmica e fotografias, muitas inéditas no Brasil, a mostra traz um lado mais experimental do artista, além de algumas obras bastante conhecidas.

Joueurs de ballon sur la plage  (1928) Picasso

Todos os trabalhos serão trazidos do Museu Picasso de Paris, que tem um acervo de cerca de 5 mil obras de Picasso. São, na maioria, trabalhos que o próprio artista quis guardar em vida – ou readquirir ao final dela -, o que mostra que são bastante representativas de sua visão artística e da evolução do seu pensamento estético.

Entre as obras que estão no Brasil, sob curadoria de Emilia Philippot, estão os estudos para o balé russo “Pulcinella” (1920), “Cabeça de Mulher” (1962), o clássico “O Beijo” (1969), “Paul como Arlequim” (de 1924, que retrata o filho de Picasso)”, a litogravura “A Grande Coruja (1948), a escultura (cubista) “Violão” (1924), algumas máscaras produzidas durante a Segunda Guerra ou ainda um trabalho do jovem Picasso, “Projeto para um Cartaz de Carnaval” (1899), entre muitas outras.

A exposição “Picasso: mão erudita, olho selvagem” fica aberta a visitação em São Paulo até agosto. Em seguida, segue para o Paço Imperial, no de Janeiro.

Serviço:
Exposição “Picasso: mão erudita, olho selvagem”
Quando: de 22 de maio a 14 de agosto de 2016 (de terça-feira a domingo, das 11h às 20h)
Onde: Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 – Entrada pela Rua Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo;
Metrô mais próximo: Estação Faria Lima da Linha 4 – Amarela
Quanto: R$ 12 e R$ 6 (até 10 anos grátis); às terças grátis;
Compra de ingressos: No site oficial do instituto (ver abaixo) ou na bilheteria do Instituto, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.
Mais informações: (11) 2245-1900

Via |  Instituto Tomie Ohtake

 

ver mais notícias