Jaguar Land Rover inaugura fábrica de R$ 750 milhões no Rio

ITATIAIA – A montadora britânica de veículos Jaguar Land Rover inaugura nesta terça-feira a primeira fábrica totalmente própria fora do Reino Unido em Itatiaia, no sul do Estado do Rio de Janeiro. O investimento da empresa foi de R$ 750 milhões e emprega 400 funcionários na nova unidade, com previsão de gerar até 12 milhões de oportunidades até 2020.

A fábrica de 60 mil metros quadrados será responsável pela produção local dos modelos Range Rover Evoque e Discovery Sport – que respondem por 70% das vendas da marca no país. Os veículos produzidos aqui chegam às concessionárias ainda este mês. A Jaguar Land Rover recebe componentes como bancos, sistema de escapamento, chassi e conjunto motor de fornecedores locais como Benteler e IAC.

A indústria automotiva nacional é uma das que mais tem sofrido devido à recessão econômica. De janeiro a maio deste ano, a produção nacional de veículos encolheu 24,6% frente ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores. Em meio a esse cenário, a empresa estima uma capacidade de 24 mil unidades ao ano para a fábrica de Itatiaia, de acordo com informações divulgadas em outubro do ano passado.

A companhia afirma que inauguração faz parte da estratégia global de expansão. No Brasil, o segmento de veículos esportivos premium responde por 2,5% do mercado total de automóveis e a companhia quer aumentar essa participação, que pode chegar a 10% em “mercados maduros”, de acordo com a montadora.

ver mais notícias