Instituto Durango Duarte, coloca acervo da História do Amazonas aberto á população!

Livros, jornais digitalizados, diários oficiais, revistas, fotografias, cartografias, material audiovisual, além de acervo iconográfico, são disponibilizados para pesquisa pública pelo marqueteiro Durango Duarte, conhecido por sua atuação no campo de pesquisa eleitoral.

O acervo pertence à entidade que leva seu nome, Instituto Durango Duarte (IDD), que ficará à disposição do público a partir de segunda-feira, dia 11, quando vai inaugurar espaço para leitura, pesquisa e apreciação de documentos históricos nas áreas de ciência política e de história contemporânea de Manaus, do Amazonas, do Brasil e dos países de língua portuguesa.

O acesso é livre e gratuito, mas precisa de agendamento. Os interessados têm duas opções de pesquisa: a primeira é ir à sede do IDD, no passeio do Mindu, Parque 10; a segunda é acessar o acervo digital da biblioteca por meio do site www.idd.org.br, onde o agendamento para visita deve ser realizado. Nesse endereço eletrônico também são encontradas informações sobre o instituto e o que o espaço oferece.

Para o presidente Durango Duarte, o objetivo, além da interação e contemplação histórica de Manaus, do Amazonas e do Brasil, é ser reconhecido como uma grande unidade de informação do país.

“Tanto no nível físico quanto no virtual, nossa meta é atingir um acervo de quarenta mil volumes de livros atualizados, sobretudo, nas áreas de história e de ciências políticas e alavancar, em alguns anos, para a condição de maior biblioteca virtual de integração das várias fontes de dados já existentes na internet sobre o estado do Amazonas”, explica.

A sede do IDD está estruturada em 700m² de área, com mais de dez ambientes, incluindo sala de recepção com WC, sala de tecnologia da informação, sala da diretoria, sala de reunião, estação de trabalho e pesquisa com oito terminais de computador, auditório com capacidade para 91 pessoas, seis salas com acervos, sala com totens, ambiente para leitura e confraternização.

“Aceitaremos doações literárias, acervos, livros em físico e digital. Qualquer pessoa que queira colaborar e ser um parceiro pode entrar em contato conosco por telefone ou e-mail”, informa Duarte.

Outras informações podem ser obtidas por contato telefônico (92) 3536-0374 e e-mail institucional: contato@idd.org.br.

Conteúdo Portal BNC – Neuton Correa 

ver mais notícias